Utilize as hashtags #PGNaoCumpreAcordo, #MaisEmpregadosMenosFilas e #Caixa100Publica nas suas redes sociais
Para defender a Caixa 100% pública, o pagamento justo da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) e por mais contratações para a Caixa, as entidades representativas e o movimento sindical, juntamente com os trabalhadores do banco, vão fazer um tuitaço nesta terça-feira (6), a partir das 14h.
As hashtags utilizadas para mobilização serão #PGNaoCumpreAcordo, #MaisEmpregadosMenosFilas e #Caixa100Publica. Participe e utilize as hashtags em suas redes sociais!
Os empregados e o movimento sindical têm denunciado a falta de respeito da direção do banco aos direitos dos trabalhadores. Por exemplo, o erro no pagamento da PLR, feito com base na divisão linear entre todos os empregados de 3% do lucro líquido, e não de 4%, como determina o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, é injustificável pela direção do banco.
A necessidade de mais contratações é outro assunto que será levantado nas redes sociais. Recentemente a Caixa anunciou a contratação de mais 2.766 empregados – já incluídas as 566 em andamento, mas número insuficiente para cobrir o déficit de quase 20 mil trabalhadores.
Os empregados estão em grande estresse devido às jornadas exaustivas, ao trabalho em ambientes com alto risco de exposição ao novo coronavírus e à cobrança de metas absurdas. Com a abertura de novas agências e volta do auxílio emergencial, a situação está piorando.
O julgamento da Ação Civil Pública (ACP) do Ministério Público do Trabalho, que trata da contratação dos concursados da Caixa de 2014, está marcado para o dia 7 de abril, no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO).
Fonte: Contraf com edição da Comunicação SEEB de Santos e Região