Pesquisa realizada pela Fundação Procon constatou que a taxa média do cheque especial voltou a apresentar alta. Das sete instituições da amostra, quatro elevaram suas taxas. Já na modalidade de empréstimo pessoal, nenhuma alteração foi constada. Veja aqui a pesquisa completa.
No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,95% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 8,81% a.m., representando um acréscimo de 0,14 ponto percentual. As maiores altas verificadas foram: Banco do Brasil, que alterou de 7,64% para 7,95% a.m., representando uma variação positiva de 4,06% em relação ao mês anterior e a Caixa Econômica Federal, que alterou de 5,08% para 5,39% a.m., variação positiva de 6,10%, significando um acréscimo de 0,31 ponto percentual em ambas as instituições.
No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,46% a.m. Não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas em março/14.
A recomendação do Procon-SP é para que o consumidor evite novos empréstimos, especialmente na modalidade cheque especial que tem apresentado um quadro de alta desde junho de 2013.
Crédito: freepik
Fonte: Procon