Nem uma a menos

Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro

"Escrevo para registrar o que os outros apagaram quando falo, para reescrever as histórias mal escritas sobre mim, sobre você" (Glória Anzaldúa)

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região sediou o debate “Contribuição do Feminismo Negro para a luta das mulheres”, na noite desta quinta-feira, 23. O encontro começou com a exibição do filme “Mulheres Negras: Projetos de Mundo”, da diretora Day Rodrigues. Em seguida houve roda de conversa com a diretora do documentário, a rapper e professora de História Preta Rara, a assistente social Tami Tá Guina e a cientista social Dida Dias.

 

O filme, rodado em Santos, traz depoimentos de várias mulheres (incluindo Dida e Preta Rara) sobre os diversos preconceitos vivenciados cotidianamente por serem negras e mulheres. Ele também mostra formas de resistência e a importância do protagonismo delas nas ações.

 

Curta nossa página no facebook

 

Uma das citações do documentário afirma "Escrevo para registrar o que os outros apagaram quando falo, para reescrever as histórias mal escritas sobre mim, sobre você" (Glória Anzaldúa). Durante a roda de conversa, foi ressaltada a necessidade diária de ressignificação da identidade negra; identidade que é frequentemente abafada, sofre tentativas de ‘embranquecimento’ ou é reduzida a hiperssexualisação de corpos tratados como mercadoria.

 

As debatedoras foram unânimes de que a luta para conquista do direito básico de ‘ser como se é’ só terá resultados se for coletiva e com trocas de saberes. “É preciso repensar o racismo, o machismo, a lesbofobia, a transfobia etc. A repercussão do filme diz muito sobre a demanda que a gente tem sobre outras narrativas, sobre outros projetos de mundo”, afirma Day Rodrigues.  

 

Veja o trailer do filme “Mulheres Negras: Projetos de Mundo”

 

Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro   Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro   Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro   Sindicato sedia debate sobre Feminismo Negro

Fonte Imprensa Seeb Santos e Região
Postado por Fernando Diegues em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Google Plus
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!