Bancária estava em tratamento psicológico, tinha atestados médicos e mesmo assim o Itaú demitiu, mas teve que recontratar depois da ação do Sindicato!
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região conseguiu a reintegração de uma bancária do Itaú demitida sem justa causa, em tratamento psicológico e com atestados médicos. “Ao me procurar dia 16 deste mês encaminhei imediatamente ao departamento jurídico do Sindicato, que tomou providências e por meio administrativo juntamente ao banco, no mesmo mês de agosto, reintegrou a colega. É um absurdo o que o banco está fazendo com seus funcionários. O clima é tenso dentro das agências pela pressão por cumprimento de metas impossíveis e ameaças de demissão diárias”, explica Guto Filho, secretário geral adjunto do Sindicato e bancário do Itaú.
Itaú desumano
Uma bancária em condições psicológicas abaladas procurou um médico psiquiatra, que após examiná-la, prescreveu atestado médico por 4 dias. Quando voltou a trabalhar, novamente não sentiu-se bem, pela pressão diária a que são expostos os trabalhadores do Itaú e de todos os bancos por metas impossíveis.
Outra vez, teve que recorrer ao médico, que desta vez, diagnosticando seu estado psicológico, lhe concedeu mais 30 dias de afastamento. Ao voltar ao banco – para entregar o atestado – foi surpreendida com uma carta de demissão. Imediatamente ela procurou a diretoria do Sindicato.
“Os casos de doenças ocupacionais psicológicas aumentam como: Burnout, Depressão, Síndrome do Pânico e Estresse. Cerca de 65% dos bancários reclamam de estresse. Denuncie ao Sindicato caso haja perseguição e demissão”, reage Élcio da Quinta, presidente do Sindicato e bancário do Itaú.
Antes de se afastar é fundamental procurar o Sindicato
Atenção bancários e bancárias, caso precisem se afastar por algum motivo é imprescindível que procurem o Sindicato dos Bancários de Santos e Região, para que possamos analisar os casos e encaminharmos de forma correta no INSS. Temos um departamento de Previdência para os filiados(as), que se encarrega dos trâmites burocráticos.
É muito importante a sindicalização de todos e todas para o Sindicato ter força e defender sua categoria. Clique aqui!