Ação em São Vicente faz parte da campanha “Queremos Saúde, Caixa”, que pressiona por queda do teto de custeio e melhora na rede de atendimento. Denúncias devem ser feitas pelo e-mail exclusivo
Buscando ampliar a mobilização da campanha nacional “Queremos Saúde, Caixa”, que reivindica melhorias no plano Saúde Caixa, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região manifestou-se, na manhã desta quarta-feira (23), na agência Caixa de São Vicente, entregando panfleto e explicando sobre a Campanha por melhorias no Saúde Caixa.
O Sindicato disponibiliza um e-mail exclusivo para que os empregados Caixa da Baixada Santista denunciem seus problemas com o plano.
Insatisfações com o plano, na Baixada Santista, podem ser enviadas para o e-mail radarsaudecx@santosbancarios.com.br . As pautas prioritárias da campanha nacional são queda do teto de custeio por parte do banco e melhoria da rede de atendimento. O objetivo do Sindicato ao lançar o email exclusivo é ter uma forma de conhecer e centralizar as demandas do plano na região.
Sobre o teto de custeio, ele está estabelecido no estatuto da Caixa em até 6,5% da folha de pagamentos. Isso impede que o banco arque com os 70% dos custos do Saúde Caixa, conforme Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico. Empregados têm arcado com quase 50% dos custos do plano.
“A diminuição nos aumentos das mensalidades é imprescindível, os valores cobrados têm impedido que muitos trabalhadores, principalmente aposentados, consigam pagar os valores e muitos estão abandonando o direito ao plano de saúde do banco”, alerta Mateus Lima, dirigente do Sindicato e empregado Caixa.
2ª manifestação e abaixo-assinado
A campanha nacional “Queremos Saúde, Caixa” começou em fevereiro. Em março, o dirigentes sindicais realizaram ato na Agência Santos/Centro, onde explicaram a luta e entregaram panfletos para ampliar pressão por avanços no Saúde Caixa e incentivar adesão a um abaixo-assinado por melhorias no plano.