fbpx
Início Notícias Sindicato ganha reforço da Contraf e Fenaban pela priorização da vacinação
Notícias

Sindicato ganha reforço da Contraf e Fenaban pela priorização da vacinação

16 de março de 2021

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região ganha reforço do comando nacional dos bancários e Fenaban no pedido de priorização da categoria na vacinação contra covid-19

O movimento sindical nacional dos bancários solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, seguindo os passos do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. “Nosso Sindicato já havia enviado ao Ministério pedido para priorização dos Bancários da Baixada Santista, em janeiro. Agora ganha reforço com a solitação da categoria nacionalmente”, diz Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

 

Desde o ano passado, o Sindicato vem fazendo uma campanha de prevenção para que os bancos sigam os protocolos firmados entre o comando nacional da categoria e a Fenaban, em março de 2020. Isto culminou num avanço quando, em janeiro de 2021, foram protocolados ofícios em todas as prefeituras da Baixada Santista para inclusão dos bancários na prioridade de vacinação.

 

Além disso, também foi enviado, em janeiro, o mesmo ofício ao Ministério da Saúde. Entretanto, a maioria das prefeituras não responde ao pedido, Guarujá compromete-se apenas com o que foi firmado pelo Ministério da Saúde, ou seja, as priorizações já existentes. No mesmo tom a secretaria de saúde da prefeitura de Praia Grande respondeu que já existe um calendário de vacinação proposto pelo governo federal. O Ministério da Saúde nem deu ciência à priorização dos bancários.

 

“Vamos aguardar se o reforço de pedidos dos banqueiros e da categoria nacionalmente contribuem para a sensibilidade dos governos federal, estadual e municipal à exposição dos bancários na pandemia. Nossa luta sempre será incessante”, finaliza Eneida.

 

Contraf e Fenaban

Esta é uma das ações definidas no planejamento do Coletivo de Saúde Contraf e ganhou apoio da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última reunião, realizada na semana passada, que se comprometeu a reforçar o pedido.

 

A atividade bancária é considerada essencial desde o início da pandemia. A categoria bancária corre risco diário para atender toda a sociedade. É imprescindível dar prioridade.

 

O texto do ofício explica que a tipificação da categoria bancária dentre aquelas listas no escopo das consideradas essenciais e prioritárias deve se estender ao Plano Nacional de Imunização – PNI contra a COVID-19.

 

A reivindicação pede ainda que, além da inclusão da categoria bancária no PNI contra a COVID-19, devem considerar o escalonamento de horários de atendimento ao público, o que levará à redução das aglomerações nas agências bancárias, levando em conta, ainda, a necessidade de regramento do atendimento com distanciamento social e disponibilização de equipamentos de proteção individual aos trabalhadores. “As proposições foram levadas ao conhecimento da presidência do Banco Central do Brasil (BCB) e aos representantes das instituições financeiras na Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, aponta o texto.

 

Todos os dias no Brasil são relatados casos de fechamento de agências bancárias para realização de processos de sanitização, quando constatada a contaminação pelo novo coronavírus naquele ambiente. O número de bancários contaminados, internados em unidades hospitalares e falecidos cresce.

Crédito: Freepik
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região com informações da Contraf

Compartilhe
Publicado por: Gustavo Mesquita

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco