Demissões, fechamento de agências e saúde estiveram entre os questionamentos
O movimento sindical realizou ontem (06), uma reunião com representantes do Bradesco. A reunião foi conduzida pelas representantes de recursos humanos do banco, Eduara Cavalheiro e Priscila Wallace Buck Mosca. Entre os temas abordados estão demissões, fechamento de agências, saúde do bancário e seguro saúde.
Fechamento de agências
O primeiro questionamento foi com relação ao fechamento de agências. Sobre o tema, a representação do banco respondeu que a avaliação leva em consideração a quantidade de clientes, migração para o digital, eventual sobreposição de agências, entre outros critérios, e que o processo de fechamento de agências e a abertura de unidades de negócios é um tema em constante estudo.
Demissões
Com relação às demissões, representantes do Bradesco informaram que o banco fecha 2022 com saldo positivo, ou seja, o número de contratação superou o de demissões.
Os dirigentes sindicais também questionaram sobre o número de pedidos de demissão e a migração de funcionários para fintechs, cooperativas ou empresas agregadas ao setor financeiro. “Para este caso foi utilizado o termo multifatorial para explicar os diferentes motivos que levam os funcionários a pedirem demissão, ou seja, o banco não associa a um único motivo, antigamente, por exemplo, os funcionários giravam dentro do próprio setor, mas hoje a concorrência ampliou e a oferta de postos também”, explica Reginaldo Breda, secretário geral da Feeb SP/MS.
Saúde
Com relação ao tema saúde, os dirigentes sindicais questionaram sobre o protocolo de combate à Covid-19 e o Seguro Saúde. Sobre o primeiro, o banco respondeu que em caso de sintomas o funcionário deve procurar o médico e se testar positivo deverá contatar o ViVaBem, que orientará o afastamento. Na agência será realizada uma higienização.
Quanto ao seguro saúde foi ressaltado que a Federação historicamente é uma das primeiras a fazer a devolutiva dos relatórios das demandas do bancário. “A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região passou pesquisa entre os funcionários sobre questões referentes ao atendimento, disponibilidade de hospitais, funcionamento do plano, tanto o de saúde como o dental”, ressalta Ednilson Santos, dirigente do Sindicato e bancário do Bradesco.
Segundo a Federação, a pesquisa deste ano deverá ser entregue nos próximos dias. O banco explicou que após a entrega, dentro de um período de 90 dias é agendada uma reunião com a seguradora para que os devidos ajustes sejam cobrados e o plano seja readequado.
Dentro do tema também foi questionado sobre o auxílio academia, reivindicado pela COE Bradesco, mas ainda não tem nenhum parecer sobre o assunto, que segue em análise pelo banco.
Metas
A pressão na cobrança de metas também foi abordada. Sobre o assunto, representantes responderam que será tratado pelo grupo específico, conforme decidido na convenção coletiva. A mesa específica deve ocorrer nos primeiros meses de 2023.
Com relação ao jogo de sexta-feira, programado para as 12h, o banco informou que o bancário é dispensado e retorna na sequência para o término do expediente.