Cultura na Luta

Sesc Santos será ponto de encontro de intercâmbio de corais

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Sesc Santos será ponto de encontro de intercâmbio de coraisDivulgação

1º Encontro de Corais reunirá grupos de canto da Baixada Santista e de São Paulo durante cinco dias. O Grupo Vozes, se apresenta amanhã (05/12), às 19 horas

A partir desta quarta-feira (4), um intercâmbio de corais vai movimentar as noites do Sesc Santos. É o 1º Encontro de Corais, que durante cinco dias reunirá grupos de canto da Baixada Santista e de São Paulo, para uma imersão musical, com apresentações e oficinas.

 

Os corais da região foram selecionados em edital pela equipe do Sesc. Já os corais convidados são ligados a instituições de ensino do estado de São Paulo.

 

Nesta quarta, abrindo a noite, a partir das 19h, sobem ao palco do teatro o Coral AABB Santos e o Canto do Mar, de Peruíbe. Na sequência, o Madrigal Ars Viva faz uma homenagem a Gilberto Mendes, compositor e maestro santista que fundou o grupo no início dos anos 1970.

 

>> Curta o Grupo Vozes, no Facebook

 

O coral, regido por Roberto Martins desde 1976, apresenta Sanctus na Música Brasileira, dividido em 3 partes: a primeira com Música Colonial de Semana Santa; a segunda contempla O Sanctus de missas e a terceira traz a homenagem a Mendes.

 

Na quinta-feira (5), também às 19h, se apresentam o Coro Livre da Baixada, Grupo Vozes (Sindicato dos Bancários de Santos e Região), Coral Por Todo Canto e Coral do curso de coro masculino do Sesc.

 

Da Capital, vem Coral Unifesp Cantos de São Paulo, com repertório que abraça a diversidade rítmica e sonora da cidade, mesclando compositores como Paulo Vanzolini, Adoniran Barbosa e Geraldo Filme, com nomes mais recentes da música brasileira, como Criolo, As Bahias e a Cozinha Mineira e Racionais MC's.

 

Até domingo, também acontecem cinco atividades de formação gratuitas, voltadas para a prática de coral, preparação de voz e regência. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sesc.

 

Os ingressos para os concertos, que dão direito a todas as apresentações do dia, custam R$ 30 (inteira). Quem tem credencial plena do Sesc, participantes das oficinas e dos corais não pagam a entrada. O Sesc Santos fica na R. Conselheiro Ribas, 136, na Aparecida.

 

Confira a programação completa:

 

Hoje (dia 4) - Teatro

 

19h: Coral AABB Santos e Coral Canto do Mar, de Peruíbe.

 

20h: O Madrigal Ars Viva, que faz homenagem a Gilberto Mendes.

 

Amanhã (dia 5) - Teatro

 

19h: Coro Livre da Baixada, Grupo Vozes, do Sindicato dos Bancários de Santos, Coral Por Todo Canto e Coral do curso de Coro Masculino do Sesc Santos.

 

20h: Coral Unifesp [Cantos de São Paulo].

 

Sexta-feira - Teatro

 

19h: Grupo Musical Fatec Santos, Coral do Curso Fundamental da Escola Técnica de Música e Dança Ivanildo Rebouças da Silva e Grupo Vocal Belcanto.

 

20h: CORALUSP, sob a regência de Marcia Hentschel, apresenta Misatango - Misa a Buenos Aires.

 

Sábado - Teatro

 

19h: Coral Canto Diverso, Coral Rhema Singers, Coral Canto Mágico e Coro Cênico Céu da Boca.

 

20h: Coral Jovem do Estado de São Paulo

 

Domingo - Teatro

 

19h: Coral Sandalus, Meraki Coral Juvenil, Coral Cravos e Rosas, da APEOESP Baixada Santista e Grupo Vocal SP101.

 

20h: Comunicantus.

 

Atividades de formação gratuitas:

 

Oficina de Prática de Canto Coral com Ricardo Cardim e Marcelo Recski: tem o objetivo de introduzir ao público geral a prática do Canto Coral, formando um repertório em um curto espaço de tempo. Até 6/12, das 17h às 19h.

 

Ateliê de Voz com Renata Gelamo: desenvolve um trabalho sensível de escuta e de voz, fazendo com que cada participante possa entrar em contato com a sua voz própria. Amanhã, das 14h às 17h.

 

Oficina de Técnica Vocal com Joana Mariz: por meio do trabalho de conscientização da postura, da respiração, da emissão e da ressonância, e do estímulo à musicalidade e à interpretação do texto musicado, o participante exercita sua liberdade vocal, aplicando-a ao canto coral e seus desafios de timbragem, estilos e expressão. Sábado, das 14h às 17h.

 

Oficina de Regência para Coro Infanto Juvenil com Regina Kinjo: voltada para regentes, educadores e interessados gerais. Serão abordadas as especificidades, desafios e caminhos para a formatação, regência e manutenção de Corais Infanto Juvenis. São apresentadas práticas, técnicas de ensaio e didáticas especificas para o trabalho com o público infantil e adolescente. Sábado, das 14h às 18h.

 

Oficina de Regência para corais de Terceira Idade: técnicas, repertório, estratégias de ensaio e didáticas para Coros de Terceira Idade. Há formas de interação, compreensão das dificuldades/limitações físicas e referentes soluções inerentes aos coralistas na terceira idade. Respiração, fluxo de ar, postura e forma física interferem diretamente na afinação, timbre, tremor vocal, escuta, entre outras. Domingo, das 13h às 17h.

Escrito por: Egle Cisterna
Fonte A Tribuna - Pop & Art - 04/12
Postado por Fabiano Couto em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!