fbpx
Início Notícias Senado aprova o fim da Alta Programada no INSS
Notícias

Senado aprova o fim da Alta Programada no INSS

9 de setembro de 2011

O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, um dos coordenadores e formador do Comitê de Luta em Defesa da Saúde do Trabalhador, juntamente com outros sindicatos, partidos políticos como o PSOL e movimentos populares, vem lutando contra a Alta Programada. 

A Cobertura Previdenciária Estimada (Copes), popularmente conhecida como programa data certa ou alta programada, pode estar próxima de ser abolida. O Projeto de Lei do Senado 134/2011, que estabelece o fim desse dispositivo, foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no dia 17 de agosto. O prazo para recursos de outros senadores – que poderia devolver o PLS ao Senado, para ser decidido em plenário – expirou dia 1º de setembro; agora só resta a tramitação na Câmara dos Deputados.

A alta programada é um dispositivo do INSS combatido pelo Sindicato e que funciona da seguinte maneira: o trabalhador passa por uma perícia onde o médico, via um programa de computador, confronta o código da doença com o tempo estimado de afastamento para tratamento e recuperação.  Com isso é determinado à data de alta do segurado e o consequente encerramento do benefício. O prazo apontado pelo sistema é o mesmo da recuperação da enfermidade, porém cada tem seu tempo de restabelecimento, ninguém é máquina como pretende o sistema colocado em prática para retirar direitos dos trabalhadores adoecidos e desviar o dinheiro para pagar juros da dívida pública aos bancos. Por conta disso, o segurado é obrigado a voltar ao trabalho antes mesmo de se recuperar.
Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco