fbpx
Início Notícias Senado acelera tramitação pra acabar com aposentadoria do povo
Notícias

Senado acelera tramitação pra acabar com aposentadoria do povo

20 de agosto de 2019

Intersindical vai expor posição contrária nesta quarta-feira (21), às 14h

Após Jair Bolsonaro (PSL) e Rodrigo Maia (DEM) instalarem balcão de negócios com emendas parlamentares para aprovar deforma da previdência, a PEC 06 chega ao Senado Federal. Em tempo recorde, já foram instalados os trabalhos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que, segundo a Constituição, deveria averiguar a constitucionalidade das matérias que chegam à casa legislativa.

 

O relator da deforma da previdência será o Senador Tasso Jereissati (no mesmo PSDB de Samuel Moreira, Dória e agora Alexandre Frota). A CCJ é presidida pela senadora Simone Tebet, do PMDB de Temer.

 

Todos esses parlamentares apoiam as mudanças que vão acabar com o direito do povo à aposentadoria, vai cortar em 60% a pensão das viúvas e viúvos, cortar o abono para os trabalhadores que ganham de R$ 1360 a R$ 2 mil e aumentar, sobremaneira, os anos de contribuição para mulheres e homens terem direito a aposentadoria. PSL, DEM, PSDB, PMDB e demais partidos dos picaretas prometem votar o mesmo texto da Câmara, sem fazer nenhuma alteração.

 

É como se o Senado tivesse se transformado em carimbador da Câmara. Muitos já questionam: se é pro senado chancelar tudo o que vem da Câmara, para que serve essa casa legislativa?

 

Para a Intersindical, é necessário que a sociedade brasileira abra os olhos para o que está acontecendo no Congresso Nacional e aja rapidamente para impedir tamanhos retrocessos sociais. Nossa Central levará sua mensagem aos senadores na próxima quarta-feira, dia 21, às 14h, em audiência na CCJ do Senado.

 

Como o próprio nome já diz, a Comissão de Constituição e Justiça deve analisar profundamente todas as matérias a fim de averiguar se ferem ou não a Constituição brasileira. Se isso for feito em relação ao texto da deforma da previdência, a matéria tem de ser arquivada já na CCJ.

 

“Vamos dizer aos senadores como essa deforma prejudica o povo, principalmente os mais pobres. E vamos demonstrar como a deforma agride diversos princípios da Constituição de 1988, como o princípio da dignidade humana e da valorização social do trabalho, além de violar o princípio do não retrocesso social, que vai atingir milhões de pais, mães e avós de famílias que não terão nem aposentadoria nem emprego, já que poucas pessoas com mais de 50 anos conseguem emprego formal neste país”, afirma Edson Carneiro, o Índio, Secretário Geral da Intersindical. Índio falará na CCJ com transmissão ao vivo pela TV Senado e pela página da Intersindical no Facebook.

 

Ainda é tempo de evitar essa tragédia para o povo brasileiro, que vai afetar profundamente a vida de milhões de pessoas. Ao reduzir drasticamente o poder de compra das famílias, a consequência será sentida também pelo comércio, que vai perder milhões de consumidores de seus produtos. A deforma vai levar a quebradeira das empresas, ao fechamento do comércio e das pequenas e médias indústrias, à paralisia ainda maior da economia e ao aumento brutal do desemprego.

Fonte: Intersindical – Central da Classe Trabalhadora

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco