Vantagens
– Faz bem ao coração.
– Trabalha todos os grupos musculares.
– Desenvolve o equilíbrio e a coordenação motora.
– É um esporte praticado em contato com a natureza.
Riscos
– Se praticado sem o devido alongamento e aquecimento da musculatura, o surfe pode provocar lesões nos ombros (por causa da remada), nos tornzelos e nos joelhos.
Precauções
– Saber nadar.
– Usar bloqueador solar.
– Conhecer as condições do mar antes de entrar.
– Beber muita água antes de depois da prática do surf.
– Fazer refeições leves antes de entrar na água.
– Como o surfe depende de tempo e oportunidade para ser praticado, o surfista deve manter outra atividade física, como a musculação ou a natação.
Equipamentos
– A escolha de uma boa prancha é indispensável para o bom desempenho deste esporte. Recomenda-se aos iniciantes os modelos maiores, chamados de long boards, que podem ser encontrados nas boas lojas do ramo ou feitos por encomenda.
Período mínimo para fazer efeito
– Com aulas pelo menos duas vezes por semana, em cerca de um mês, o iniciante já está em condições de entrar no mar e ficar em pé sobre a prancha.
Quem deve fazer
– A prática é indicada para pessoas a partir dos cinco anos de idade, que saibam nadar e que tenham feito exames médicos para avaliar as condições físicas e cardiovasculares.
Dicas de especialista
Freqüentar uma boa escola de surfe é fundamental para o bom desempenho e para a segurança deste esporte. Na escola, o aluno aprende o surfe passo a passo, fica sabendo como se alongar adequadamente, descobre seu ponto de equilíbrio, recebe noções dos movimentos básicos, tem acompanhamento no mar e aprende a conhecer o mar, os ventos e as marés, estando apto a idententificar os locais e os momentos mais apropriados para praticar o esporte.
Fonte: t