Prevenção de suicídios

Santos tem 2 suicídios por mês!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Santos tem 2 suicídios por mês!

Participe da Audiência Pública sobre Políticas de Prevenção ao Suicídio, no auditório do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, dia 24 de setembro, (amanhã) terça-feira, das 19h às 22h  

Em 2018, na cidade de Santos houve 26 suicídios – 1 a cada 15 dias; e 58 tentativas – média de 1 caso por semana. Os números são apenas os registrados oficialmente, mas existem centenas de casos anônimos que não fazem parte desta lista.

 

Por conta disso, haverá uma Audiência Pública sobre Políticas de Prevenção ao Suicídio, da Câmara Municipal de Santos, presidida pelo vereador Chico Nogueira, no auditório do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, dia 24 de setembro (amanhã), nesta terça-feira, das 19h às 22h. O Sindicato fica na Av. Washington Luiz, 140, na Encruzilhada em Santos/SP.

 

“O debate é imprescindível à saúde psicológica e a prevenção, apesar de ser ainda um grande tabu para a sociedade. Porém, os fatos e a vida cheias de incertezas quanto ao futuro estão deprimindo os trabalhadores e a população de uma maneira geral”, diz Eneida Koury, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região.

 

800 mil suicídios no mundo

Segundo a ONU, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano no planeta. Isso significa uma morte a cada 40 segundos. Muitos outros tentaram suicídio, e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre as pessoas entre 15 e 29 anos de idade. No Brasil, o suicídio se tornou a quarta maior causa de morte entre jovens.

 

Como os distúrbios mentais e o uso nocivo do álcool contribuem para muitos suicídios em todo o mundo, a identificação precoce e a gestão eficaz por parte dos profissionais de saúde são fundamentais para garantir que as pessoas recebam os cuidados que necessitam.

 

O psiquiatra Everardo de Oliveira expõe que a depressão é multifatorial e a terceira causa de mortes no mundo. Já seu colega Miguel Ximenes enfatizou que grande parte desses acontecimentos se devem a motivos, como o isolamento social, separação, perda de um ente querido, desemprego e uso de drogas. Além de outros fatores servirem como alavancas para um quadro depressivo e de tendência suicida.

 

Saúde Mental de Santos

Segundo o departamento de Saúde Mental da Prefeitura de Santos também são fatores que levam ao suicídio transtornos de personalidade, depressão, esquizofrenia e bipolaridade.

 

Os jovens são motivados pelo consumo de drogas e do excesso de álcool. Nos idosos a falta de esperança, desespero, desamparo da família e separação contribuem ao suicídio.

Escrito por: Gustavo Mesquita
Fonte Comunicação do SEEB de Santos e Região com informações do Boqnews e ONU
Postado por Gustavo Mesquita em Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!