fbpx
Início Santander tem nota de risco melhor no Brasil do que na Espanha

Santander tem nota de risco melhor no Brasil do que na Espanha

15 de junho de 2012

O banco Santander já tem uma avaliação de risco considerada melhor no Brasil do que na Espanha, país cujas instituições financeiras terão socorro de € 100 bilhões.
A agência Fitch de avaliação de risco reduziu ontem o rating (nota) do Santander espanhol de A (família de menor risco de calote) para BBB+, considerada de risco baixo de inadimplência.
É exatamente a mesma nota da subsidiária brasileira em moeda estrangeira, a que melhor permite comparação.
A diferença é que no Brasil a perspectiva desse rating é positiva (significa que pode ser melhorada), enquanto na Espanha a avaliação pode ser rebaixada devido à crise.
Na Moody’s, o rating da subsidiária brasileira ainda é inferior ao da matriz.
SEM SOCORRO
Apesar de ter sido rebaixado na Espanha, o Santander não precisou de socorro como as caixas de depósito focadas em crédito imobiliário.
Maior banco da zona do euro, o Santander atendeu com seis meses de antecedência a exigência dos reguladores europeus de capital mínimo de 9%. Até o final do ano, o banco pretende chegar a 10% após a abertura de capital da subsidiária no México, que deve movimentar US$ 3,5 bilhões.
No Brasil, o banco tem sido alvo de rumores de venda, que são sempre negados.
Independente da matriz, o Santander Brasil é hoje um dos bancos com mais dinheiro em caixa no país.
Após a abertura de capital em 2009, o Santander Brasil ficou com índice de Basileia, indicador de solidez, de 24%, enquanto a média dos rivais nacionais é de 16% e o mínimo exigido é de 11%.
“Somos uma subsidiária independente, o que significa que não há fluxo de capital com a matriz a não ser pelo pagamento de dividendos. Nossos clientes podem ficar seguros de que estão nas mãos de uma instituição sólida, que não é afetada pelo que está acontecendo na Espanha ou na Grécia”, disse Juan Miguel Hoyos, vice-presidente de estratégia.
O Brasil respondeu no primeiro trimestre por 27% do lucro mundial, enquanto a Espanha contribuiu com 12%.
Segundo Hoyos, o banco está preparado até para uma piora da situação econômica na Espanha. Ele lembra que o banco passou por testes que simulam sua solvência em cenários piores do que o atual.

Fonte: Folha de S.Paulo

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco