Até esta terça-feira (12/5), o banco Santander já contabilizava 13 funcionários positivados pela Covid-19, na região. Segundo o diretor do Sindicato, Fabiano Couto, o número pode ser maior por falta de notificação. Em três dias número subiu 100%
>>> Vote: Assembleia virtual sobre Acordo Aditivo Santander: dias 13 a 14
São 13 bancários infectados em unidades das cidades de Santos/SP, São Vicente/SP, Guarujá/SP e Praia Grande/SP, até esta terça-feira (12/5), conforme o apurado pela diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. “Porém o número pode ser maior, existe uma denúncia de pressão para não notificar nossa entidade”, alerta Fabiano Couto, diretor do Sindicato e funcionário do banco espanhol.
Cronologia da contaminação:
– Dia 5/5, o banco relatou ao Sindicato que somente seis funcionários haviam contraído;
– Dia 7/5, já eram 12 contaminados;
– Portanto, houve aumento de 100% em apenas três dias;
– E agora (12/5), o número subiu para 13 pessoas.
Santander afrouxa segurança em curva ascendente
O banco afrouxou o protocolo praticado desde o início da pandemia no Brasil: antes afastavam todos, o bancário infectado para tratamento, os demais funcionários que tiveram contato com ele e fechava-se a agência para desinfecção.
A partir do dia 4/5: o banco somente afasta quem comprove que contraiu a doença. Os demais continuam trabalhando normalmente e a unidade não é mais fechada para desinfecção segura.
>>> Bancário da BS: Responda pesquisa sobre condições de trabalho na pandemia
No pior momento da crise, onde aumentam os números de contágios e mortes pela epidemia e rumo ao colapso hospitalar, com a falta de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na Baixada Santista.
O que abre espaço para maior transmissão e ameaça a saúde e a vida de seus funcionários, familiares, clientes e população, que se utilizam dos serviços e dividem os mesmos espaços.
Banco não responde
O Sindicato entrou em contato com o banco, dia 7/5, para pedir medidas mais rígidas na prevenção da transmissão e a volta do protocolo anterior. A superintendente de Relações Sindicais do Santander, Fabiana Ribeiro, até agora não deu uma resposta.
Sindicato vai notificar MPT e autoridades da região sobre o perigo
O Sindicato vai notificar as prefeituras de Santos/SP, Guarujá/SP, São Vicente/SP e Praia Grande/SP, suas respectivas vigilâncias sanitárias e o Ministério Público do Trabalho sobre o enfraquecimento no procedimento do banco espanhol ao combate da Covid-19.
Tendo em vista o risco ao qual a população usuária do serviço, bem como os próprios funcionários acabam expostos em virtude da medida adotada pelo Santander.
>>> Bancários vão decidir sobre acordos com o Santander
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região