Início Notícias Santander Santander solta comunicado sobre trabalho sábado, domingo e feriado
Santander

Santander solta comunicado sobre trabalho sábado, domingo e feriado

16 de setembro de 2021

O banco espanhol Santander soltou uma orientação alertando para trabalho nos finais de semana e feriados aos seus funcionários. Bancário, por lei, não trabalha sábado, domingo e feriado

O banco espanhol Santander soltou uma orientação, sem discriminar qual categoria de trabalhadores, alertando para trabalho nos finais de semana e feriados aos seus funcionários. Bancário, por lei, não trabalha sábado, domingo e feriado

A lei 4.178/62, proíbe a abertura de bancos e outros estabelecimentos de crédito aos sábados e domingos, conquista do movimento sindical. O trabalho aos finais de semana é mais uma ameaça à jornada da categoria bancária, determinada por lei (artigos 224 e 225 da CLT) e pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, válida em todo o país.

“O artigo 224 da CLT é claro, e determina que o trabalho em bancos deve ser efetuado de segunda a sexta, ou seja, exclui sábados e domingos”, lembra Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.

“Não é de hoje que o Santander tenta passar por cima da lei e pressionar para abrir nos finais de semana e feriados, aumentar a jornada dos bancários no Brasil, com ajuda do governo Bolsonaro e parlamentares do Congresso Nacional. Em todas as incursões por Medidas Provisórias e Projetos de Leis, editadas pelo governo, foram derrotadas pela pressão do movimento sindical bancário e deputados e senadores da oposição”, conclui Fabiano.

Portanto, a organização dos trabalhadores é imprescindível para assegurar seus direitos. Filie-se ao Sindicato para fortalecer a sua defesa. Qualquer tipo de pressão para o trabalho sábado, domingo e feriado deve ser denunciado ao Sindicato, utilize:

E-mail: santosbancarios@uol.com.br

Whatsapp: (13) 99209.2964

Fale conosco do site:santosbancarios.com.br

Fone: (13) 3202.1670 da secretaria

Tudo estará em absoluto sigilo

Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região

Publicado por: Gustavo Mesquita