Importante dizer que o Sindicato dos Bancários de Santos e Região não foi notificado sobre a abertura e se fosse não aceitaria. Por isso, entrou na Justiça do Trabalho contra o expediente em qualquer sábado pelo Santander, inclusive no dia 22 de janeiro
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região acaba de entrar na 1ª Vara do Trabalho de Santos com um pedido de liminar para que o banco Santander não abra toda e qualquer agência bancária no sábado, dia 22/01/2022, ou em qualquer outro sábado sem justificativa de excepcionalidade como manda a Lei.
Caso a justiça defira a liminar e o Santander descumpra, o Sindicato pede multa diária no valor de R$ 10 mil por trabalhador bancário que for trabalhar. A audiência ainda não foi marcada.
“É importante ressaltar que na hipótese do juiz entender que é uma excepcionalidade, após a justificativa do banco, o departamento jurídico solicita que todas as horas extras sejam pagas acrescidas do adicional”, informa Fabiano Couto, dirigente do Sindicato e bancário do Santander.
“Caso não seja o entendimento de v. Exa., o que não se acredita, que as horas trabalhadas aos sábados sejam pagas acrescidas do adicional legal (art. 59 CLT e cl. 8ª da CCT), para todo e qualquer trabalhador que tenha laborado no sábado, com folha de ponto a ser juntada pelo banco reclamado”, explicita o pedido de liminar do Sindicato.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região