Por meio do aplicativo StarMeUp, funcionários terão de distribuir estrelas para colegas e superiores; iniciativa acirra competição, constrange bancários e gera falsa sensação de reconhecimento
Entre os dias 2 e 31 de janeiro, o Santander promoverá o desafio Santander Culture Challenge, no qual bancários receberão três estrelas para distribuir aos colegas e superiores por meio de uma “plataforma global de reconhecimento”, o aplicativo StarMeUp. A iniciativa do banco acirra ainda mais a competição entre os trabalhadores, constrangendo-os e criando uma falsa sensação de reconhecimento.
As pessoas vão acabar distribuindo estrelas para ficar bem com o gestor, ter uma boa avaliação de desempenho.
Um dos maiores problemas do “desafio” está relacionado aos trabalhadores que não receberem nenhuma estrela. O que acontecerá com esta pessoa dentro do banco? Como ficará a sua relação com os colegas? Essa iniciativa absurda constrange e pode levar mais bancários ao adoecimento, à depressão.
A possibilidade de identificar para quem o bancário deu cada estrela compromete o caráter espontâneo do reconhecimento.
Ocorrerá algo parecido com o que acontece na avaliação do clima organizacional, na qual o trabalhador não tem coragem de falar a verdade por medo de ser identificado e sofrer represálias. Quem inventou esse desafio deve ter se inspirado em episódio da série Black Mirror, onde a vida e comportamento de cada pessoa são totalmente regidos pelas notas que recebem dos outros. A iniciativa é algo totalmente sem propósito e extremamente prejudicial para as relações de trabalho no banco.
Fonte: Com informações do Seeb SP