O descaso com os trabalhadores do Santander na Baixada Santista ganhou mais um capítulo nos últimos dias. Agora, funcionários de algumas agências da região estão sendo obrigados a fazer o exame médico periódico fora de suas unidades. Há situações em que os bancários têm que ir até clínicas em outras cidades e fora do horário de expediente.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander, Leo Ventura, explicou que essa norma do banco se aplica para agências com poucos funcionários. “E o gasto com o transporte sai do bolso do funcionário. O banco nada fala sobre ressarcimento”.
Ventura contou também que o Santander enviou e-mail dizendo que as pessoas que não realizarem o exame ficarão sujeitas a “medidas disciplinares”.
“O banco tem a obrigação de mandar médicos para todas as agências ou, ao menos, credenciar clínicas que fiquem perto dos bancos”, afirmou o diretor. No começo da semana, ele entrou em contato com gestores da regional e o único retorno que recebeu foi que a reclamação estava registrada. “Nada foi feito pelo banco”. Conforme o apurado, esses exames tem que ser realizados até o próximo dia 26.
Qualquer problema em agências bancárias da Baixada Santista deve ser denunciado para o Sindicato. Um dos canais é o “fale conosco” do site www.santosbancarios.com.br . Também é importante fortalecer a luta da classe trabalhadora por meio da sindicalização.
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região