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Santander lucra R$ 5,85 bi e não paga PLR antes do carnaval

5 de fevereiro de 2015

Banco volta a crescer, com aumento de 1,8% no resultado anual, mas cortes fazem resultado ser menor do que o esperado pelos funcionários; PLR será paga em 20 de fevereiro

Pouca concessão de crédito, redução de postos de trabalho, fechamento de agências, rotatividade e diminuição de verbas para treinamento foram alguns fatores que fizeram os resultados do Santander frustrarem os empregados do banco.

Balanço de 2014 divulgado pela instituição financeira mostra lucro de R$ 5,85 bilhões, crescimento de 1,8% frente aos R$ 5,74 bilhões de 2013.

O movimento sindical reivindicou antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para antes do Carnaval. O Santander informou que, infelizmente, não tem como atender a solicitação. Porém, a antecipação virá no dia 20 de fevereiro, junto com o pagamento salarial. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a PLR poderia ser paga até 2 de março.

Mais clientes, menos bancários 
O total de clientes subiu 1,581 milhão, entre 2013 e 2014, alcançando mais de 31 milhões de contas.

Apesar disso, o Santander eliminou 312 postos de trabalho e fechou 61 agências, em 2014, conforme balancete do Brasil. O balanço global traz números diferentes: de 2013 a 2014, os trabalhadores no país teriam passado de 49.371 para 46.464. Representantes dos trabalhadores questionaram esta divergência.

Além do fechamento de postos de trabalho, o que o Santander ganhou com tarifas, isto é, R$ 11,05 bilhões, cresceu mais 2,3% do que o banco gastou com pessoal. Ou seja, enquanto recebeu mais dos clientes, a instituição financeira não remunerou melhor nem ampliou a rede de funcionários para garantir melhoria no atendimento.

Outro dado apresentado foi a pouca ampliação da concessão de crédito, que teve um crescimento de apenas 7,9% em comparação com 2013.

Escolhas erradas 
No Brasil, onde são mais de 49 mil empregados, os lucros representam 19% do total global. De todo o crédito concedido, o país responde por 10% do mundial.

Nos Estados Unidos, o Santander é pequeno, empregando somente um terço dos trabalhadores do Brasil. Entretanto, já respondem por 10% do lucro global da instituição, metade do lucro brasileiro, com 9% de crédito concedido globalmente, ou seja, apenas um ponto percentual a menos que o emprestado aqui.

Já o Reino Unido tem participação de 19% no lucro global, igual a do Brasil. Mas, sua participação no crédito é de 34%, mais de três vezes maior do que a brasileira.

Sobrecarga 
O balanço comprova a sobrecarga de trabalho vivenciada pelos funcionários. No primeiro trimestre de 2011, cada empregado cuidava de 431 clientes. Já no quarto trimestre de 2014, cada bancário se tornou responsável por 631 clientes, ou seja, aumento de 200 clientes para cada trabalhador (veja gráfico acima que mostra os balanços trimestrais).

Fonte: SEEB São Paulo

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