Santander não renovou o acordo porque pretende impor a compensação das horas negativas aos finais de semana e Sindicato é contra. MPT media a situação
Diante da situação que levou muitos bancários a ficarem sem função por conta da pandemia, o movimento sindical, firmou um acordo de banco de horas negativo com o Santander em setembro de 2020, que foi renovado em janeiro e teria de ser novamente revalidado em abril. Este acordo tinha uma cláusula que impedia a compensação dessas horas negativas aos finais de semana. O Santander condicionou a renovação do acordo à retirada desta cláusula que impedia o trabalho aos finais de semana.
“Caso nós sindicalistas revalidassemos o acordo sem esta cláusula, íamos dar respaldo ao banco para chamar os trabalhadores a trabalharem nos fins de semana, se o banco julgasse conveniente, infringindo e alterando, desta forma, jornada de trabalho do bancário”, explica Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.
As negociações foram interrompidas porque o banco se recusou a repassar as informações. O movimento sindical precisa ter clareza sobre todas as questões envolvidas para tomar uma decisão assertiva que contemple os trabalhadores. Diante do impasse, o acordo não foi renovado em abril.
Procure o Sindicato!
É fundamental que esses trabalhadores entrem em contato com o Sindicato dos Bancários de Santos e Região pelo e-mail: santosbancarios@uol.com.br ou ainda pelo nosso whatsapp (13) 99209.2964.
Você deve informar seu nome completo, matrícula no banco, agência, se é sindicalizado, período das horas negativas e quantidade de horas.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região dcom informações do SEEB de SP