fbpx
Início Notícias Santander Santander é símbolo da terceirização, demissão e assédio
Santander

Santander é símbolo da terceirização, demissão e assédio

9 de setembro de 2013

Nos últimos 12 meses, o Santander demitiu em massa 3.216 bancários. Dentro das agências a prática do assédio, a sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções e a tentativa de terceirizar setores de atividades fim são brutais, mesmo sendo ilegal. A lógica é: aumentar o lucro a qualquer custo dos funcionários. Somente no 1º semestre a lucratividade atingiu R$ 2,9 bilhões. Isto representa 25% dos lucros que o banco ganha no mundo!
 
Homologação terceirizada é ilegal
 
A terceirização de advogados ou pessoas para homologar demissões no Santander não tem amparo legal. A homologação é um ato jurídico e o terceirizado não é formalmente habilitado a representar o banco. Não adianta o profissional ter procuração do Santander. Quando uma homologação é assinada por alguém que não é funcionário ou sócio da empresa, não há ato formal.
 
A homologação é uma tarefa de RH, que faz parte da gestão do banco. E gestão é atividade-fim, não pode ser delegada a um terceirizado.
 
Observa-se que a súmula 377 do TST deixa muito claro que, à exceção das reclamações trabalhistas de domésticas, microempresas ou empresas de pequeno porte, todos os demais casos se exige que o preposto seja empregado da empresa.
 
A Lei Complementar nº 123/2006, na mesma linha, estabelece em seu artigo 54 a possibilidade de terceirização do preposto apenas nos casos de microempresa e empresa de pequeno porte.
 
O Sindicato entrou na justiça com uma medida cautelar contra a terceirização da homologação e exigiu do superintendente de relações sindicais, Luiz Claudio Xavier, que o banco respeite e cumpra a lei.

Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons