Os funcionários (as) do banco espanhol conquistaram avanços importantes na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) do Santander, ocorrida na tarde da última quarta-feira, dia 2, em São Paulo. Entre os principais pontos, estão conquistas na área de saúde.
INSS
A direção do Santander confirmou que todos os bancários do grupo que se afastarem por mais de 15 dias por problemas de saúde terão garantido pelo banco o recebimento dos salários até que a situação se regularize junto ao INSS.
>> Exame de retorno e ASO
O Santander também garantiu que vai reduzir o tempo de espera para a realização do exame de retorno, que deve ser realizado depois que o bancário recebe alta do INSS – hoje chega a demorar até 20 dias.
E mais. Até hoje, era comum nas clínicas terceirizadas que faziam os exames de retorno que o bancário fosse obrigado a assinar o ASO (a guia onde é declarado se ele está ou não apto ao trabalho) em branco, antes do exame. O banco informou que vai orientar as clínicas a pedir a assinatura só depois de terminados os exames como vai deixar essa orientação escrita de forma bem clara no próprio documento. E também acertou que o bancário vai receber uma cópia do relatório emitido pelo médico.
>> Acompanhamento
O Santander disse que vai fazer com que o PAP, órgão de acompanhamento dos bancários que estavam afastados e voltam ao trabalho, tenha uma postura mais pró-ativa. O órgão tinha até hoje uma ação mais reativa.
>> Prazos, PP e PR
As conquistas vão ainda além. A partir de agora o banco se compromete a dar em até 15 dias um parecer sobre a situação do bancário que passa pelos exames de retorno (se apto ou se inapto) e de deixar claro para todos os trabalhadores os procedimentos necessários para dar andamento adequado aos seus processos, seja no INSS seja nas clínicas do banco. Além disso, o banco garante os salários em dia no período em que os bancários aguardarem as datas para os exames nos casos de Pedidos de Prorrogação (PP) e Pedidos de Reconsideração (PR).
>> Exame demissional e GOE
O banco estabeleceu a marcação de um novo exame demissional quando o bancário por algum motivo não puder comparecer na data marcada. E os bancários que por alguma razão sejam levados ao GOE ou ao GOI têm direito a uma cópia do processo dentro do qual estão inseridos.
Fonte: c