Santander reajusta pela segunda vez plano de saúde, mas sindicato já entrou com ação e fará audiência no próximo dia 21 de janeiro
Pela segunda vez o Santander aumenta o valor do Plano de Saúde enfiando goela abaixo dos funcionários este ano. Conforme comunicado do banco espanhol, a partir de novembro os valores da Assistência Médica SulAmerica serão reajustados, conforme previsão contratual em cerca de 20%. Já os bancários tiveram seus salários reajustados com base em uma falsa inflação construída pelo corrupto governo Temer de 1,75%.
Mas não para por aí, a troca de Plano de Saúde Bradesco pela Assistência Médica SulAmérica foi uma decisão unilateral do Santander. Não houve consulta aos trabalhadores ou ao movimento sindical. Ao comunicar a alteração, o banco mentiu que não haveria aumento de custos para os bancários.
“Na época, recebemos várias reclamações da categoria sobre a mudança do plano de saúde. Ele é mais caro e na Baixada Santista tem uma cobertura menor. O valor de reembolso para os trabalhadores, por exemplo, diminuiu. Há relatos de pessoas que não conseguiram dar continuidade em tratamentos médicos que estavam fazendo no outro plano. Mais uma vez o Santander brinca com a vida das pessoas visando o lucro acima da vida”, relembra Fabiano Couto, secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e funcionário do Santander.
Ação contra a mudança tem audiência dia 21/01/18
O departamento jurídico do Sindicato reuniu provas dos prejuízos sofridos pelos trabalhadores do banco espanhol contra a mudança, arbitrária, do plano de saúde e entrou com ação na justiça para barrar a alteração, em fevereiro deste ano. O juiz determinou o agendamento de nova audiência do caso para dia 21 janeiro de 2018. “Vamos resistir e lutar para reverter mais este atropelo do banco nos funcionários”, finaliza Fabiano Couto.
Preencha a pesquisa Bancári@s da Baixada Santista (leva no máximo 3 minutos)
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome.
Fonte: Comunicação do SEEB de Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita