Data é lembrada pelos trabalhadores há 64 anos
Em 28 de agosto de 1951, começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais dos bancários. A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço.
A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A greve de 1951 foi a primeira contra o decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e amordaçava o movimento sindical dos trabalhadores. Foi um movimento pela liberdade sindical, em favor da democracia, contra os "atestados de ideologia" exigidos pelo Ministério do Trabalho dos candidatos a cargos sindicais, pela participação dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e emprego, pela eleição de representantes dos bancários para a direção dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões (o atual INSS) e pela participação dos sindicatos na fiscalização e elaboração das leis trabalhistas.
A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba. Em 1957, a Assembleia Legislativa oficializou a data no Estado de São Paulo e, em 1959, o Congresso Nacional estendeu a data para todo o Brasil ao aprovar projeto do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco.
Temaki é uma das novidades da 17ª Festa do chope
Quem curte temaki poderá aproveitar a 17ª Festa do Chope nesta sexta, 29, para saborear essa comida japonesa que faz sucesso na região. Durante o evento haverá venda (a parte do convite) de quatro tipo diferentes de temaki de salmão: com cream chesse, grelhado, com shimeji ou skin. O valor da unidade … Leia mais
Orquestra pioneira dos bancários apresenta-se no Guarany
A 1ª Orquestra de Violões de Bancários: Cordas Bancárias, regida pelo premiado maestro Antonio Manzione, faz apresentação dia 30 de agosto de 2014, a partir das 20h, no teatro Guarany, na Pça. dos Andradas, 100, em Santos/SP. A Orquestra, criada em março de 2013, é uma iniciativa pioneira no Brasil do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e apresenta músicas clássicas e populares, com seus 28 componentes… Leia mais
Sindicato dos Bancários sedia seminário sobre assédio moral
O Sindicato dos Bancários de Santos e Região, em parceria com a Unifesp, sedia seminário sobre assédio moral no próximo dia 2 de setembro, às 8 horas, com o professor e pesquisador José Roberto Montes Heloani. A atividade será na sede do Sindicato, que fica na Avenida Washington Luiz, 140, Vila Mathias, em Santos. Veja o convite para o evento.