Na PLR dos funcionários do BB existe a distribuição linear de 4% do lucro do semestre entre os funcionários, além da parcela variável
A segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do Banco do Brasil será paga de forma antecipada no próximo dia 3, conforme anunciou a sua presidenta, Tarciana Medeiros, em vídeo. Pelas regras fixadas em acordo específico o crédito poderia ser realizado até 10 dias após a pagamento aos acionistas, previsto também para o dia 3.
A antecipação atendeu ao pedido feito pelo movimento sindical.
Com calcular a PLR
A PLR do BB é composta pelo módulo Fenaban e pelo módulo BB. Pelo módulo Fenaban, o funcionário recebe 45% do salário paradigma definido no acordo, acrescido de parcela fixa. No módulo BB existe ainda a distribuição linear de 4% do lucro do semestre entre os funcionários, além da parcela variável. Os valores totais da PLR, por cargo, serão divulgados próximo à data de pagamento.
Isenção
Valores de PLR acima do teto anual de R$ 6.677,55 implicam a obrigação do recolhimento de Imposto de Renda (IR). A isenção existe graças a uma lei, sancionada no primeiro mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff, que criou uma tabela exclusiva para a PLR para quem recebe até esse teto, com descontos conforme faixa de valores recebidos pelos trabalhadores. “Agora esperamos que o governo Lula corrija a tabela do Imposto de Renda defasada em 147,87% e isente milhares de trabalhadores também. A última correção foi no governo de Dilma Roussef, em 2016”, explica Eneida Koury, secretária de Finanças do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancária do BB.
Lucro bilionário
O lucro do Banco do Brasil no ano passado foi de R$ 31,8 bilhões, um aumento de 51,3% se comparado com os números de 2021, mesmo com o provisionamento de R$ 788 milhões adicionais por conta do rombo das Americanas. O resultado foi alcançado, em parte, graças a uma gestão que vinha desmontando a estrutura do BB, reduzindo o número de funcionários, fechando agências, o que além de aumentar a sobrecarga de trabalho e o adoecimento fez cair a qualidade do atendimento, mostrando um claro descaso para com clientes e o funcionalismo do banco.