Testes para quem teve contato com alguém contaminado serão no 5º dia após o contato e nesse período o trabalhador aguardará em casa
Diante das reivindicações do movimento sindical e das novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Santander incluiu novas regras de testagem sorológica entre as medidas para combate da Covid-19. Com as mudanças, agora quem teve contato com alguém contaminado fará o teste no 5º dia após o contato com um caso confirmado de coronavírus.
Durante o período de 5 dias, o bancário ficará em casa. O ponto eletrônico será abonado com uma justificativa específica. Se o resultado do teste for positivo, o bancário continua afastado; se for negativo, a pessoa retorna ao trabalho.
Para que o Santander faça os procedimentos, é fundamental que qualquer trabalhador que apresente os sintomas comunique imediatamente seu gestor e procure a telemedicina do banco. Com a comunicação, o banco encaminhará a testagem para todos os profissionais que tiveram contato com o colega, além do afastamento da equipe e higienização dos locais de trabalho. Outros detalhes e instruções estão disponíveis no portal RH.
Devendo horas
Inicialmente, o Santander pretendia que os bancários que tivessem contato com alguém contaminado ficassem em casa mas devendo horas para o banco. O movimento sindical pressionou para que os trabalhadores nessa situação, e que já se arriscam indo trabalhar no meio de uma pandemia, fossem abonados.
O movimento sindical segue cobrando a implantação de outras medidas para garantir a segurança sanitária dos trabalhadores, além de um padrão de protocolos que incluam todos os bancos. Em caso de descumprimento por parte dos bancos das ações necessárias para proteção da categoria, denuncie.
Fonte: Com informações do Seeb SP