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Reduflação: Entenda esse fenômeno e como ele afeta o consumidor

24 de junho de 2022

Prática acontece bastante em períodos de inflação alta

Brasileiros estão notando que, além do aumento dos preços dos produtos no supermercado, as marcas estão diminuindo a quantidade nas embalagens. Assim, elas continuam vendendo o produto com menor quantidade pelo mesmo preço ou com um reajuste menor.

 

Esse fenômeno é chamado de reduflação. A expressão resulta de uma tradução literal do termo “shrinkflation”, um neologismo inglês resultado da junção de «shrink» “reduzir, encolher” e «(in)flaction» “(in)flação”. É uma inflação disfarçada, pois o preço não sobe, mas você paga o mesmo valor por menos produto.

 

De acordo com o economista e diretor do Reconta Aí, Sérgio Mendonça, esse fenômeno acontece bastante em períodos de inflação alta, como o que estamos vivendo agora. “É uma forma de subir o preço sem que o consumidor perceba. Não é ilegal, mas é bastante questionável”, afirma o economista.

 

Mendonça explica que o mais razoável seria subir o preço e manter a quantidade. No entanto, não é o que acontece. “Algumas empresas também aproveitam esses momentos de repasse para os preços (inclusive através da redução de quantidade) e tentam aumentar suas margens unitárias de lucro por produto”, acrescenta.

 

Mudanças na composição dos produtos

Além de alterar a quantidade de produto na embalagem, muitas empresas estão alterando a composição do produto. Mudar a composição do produto significa escolher matérias-primas mais baratas, o que reduz os custos de produção e a necessidade de reajuste de preços.

 

É o caso, por exemplo, do leite condensado. As marcas passaram a vender dois produtos: o leite condensado e o composto lácteo condensado.

 

Rosanna Lapidus, proprietária da Doce Borogodó, alerta que é preciso ler os rótulos para não se enganar e levar para casa um produto com qualidade inferior e que pode interferir no produto final que ela vende.

 

“O composto lácteo é mais barato, mas a composição é completamente diferente do leite condensado. O gosto é outro e a qualidade também é outra”, explica Lapidus.

 

A proprietária da Doces Borogodó diz que antes comprava lata de leite condensado por R$ 4, R$ 5 reais e agora ela compra por R$ 8,50. “Ou eu repasso o produto por um preço muito mais caro, ou a margem de lucro fica muito pequena, que é o que está acontecendo”, acrescenta.

Crédito: jcomp / freepik
Fonte: Reconta Aí
Escrito por: Tarsila Braga

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Publicado por: SEEB Santos e Região

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