fbpx
Início Reclamações nos Procons faz BC e Ministério da Justiça fiscalizarem bancos

Reclamações nos Procons faz BC e Ministério da Justiça fiscalizarem bancos

19 de julho de 2010

Com o aumento da reclamações contra bancos nos Procons de todo Brasil, o Ministério da Justiça e o Banco Central assinaram um acordo de cooperação técnica para ampliar a troca de informações e aperfeiçoar o processo de regulação e fiscalização das instituições financeiras.

Pelo acordo, grupos técnicos da Diretoria de Fiscalização e do Departamento de Prevenção a Ilícitos Financeiros e de Atendimento de Demandas de Informações do Sistema Financeiro (Decic), do BC, e Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério, vão analisar trimestralmente as informações sobre reclamações de clientes. As equipes vão apoiar a elaboração de normas e a fiscalização de problemas apresentados pelos consumidores nos Procons.

Está prevista ainda a elaboração e divulgação conjunta de medidas necessárias para impedir práticas abusivas contra os clientes de bancos e a elaboração de um estudo para definir uma metodologia para fiscalização dos sistemas de controles internos e de prevenção de riscos das instituições financeiras na relação com os consumidores.

Ministério da Justiça e BC também devem passar a comunicar um ao outro a aplicação de sanções a bancos por violações a normas do Conselho Monetário Nacional e do BC e aos direitos dos consumidores.
Fonte: S

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons