O número de queixas contra os bancos subiu 50,8% em dezembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central (BC).
Em comparação com novembro de 2011, a alta foi de 26,9%. Em dezembro, foram 914 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 720 registrados no mês anterior.
Itaú reassume liderança
No mês de dezembro do ano passado, o Itaú assumiu a liderança do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas. O banco registrou índice de queixas de 0,98 a cada 100 mil pessoas. Na sequência, vieram o Santander, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC.
Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações de dezembro de 2010, novembro e dezembro de 2011, para os cinco primeiros colocados, bem como a principal reclamação:
BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.
As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro.
Fonte: economia.uol.com.br