fbpx
Início Notícias Preços de alimentos nos supermercados de SP têm a maior alta desde 1994
Notícias

Preços de alimentos nos supermercados de SP têm a maior alta desde 1994

26 de abril de 2022

Alta de 2,64% foi o maior avanço de preços no mês de março. Em 12 meses, aumento acumulado é de 15,22%, diz Apas

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Fipe identificaram, em março, o maior avanço de preços em supermercados desde 1994. A alta generalizada nos preços dos alimentos fez com a média do índice chamado IPS (Índice de Preços dos Supermercados), avançasse 2,64%. Em 12 meses, o IPS acumula alta de 15,22%. Para os brasileiros que estão experimentando um cenário de inflação generalizada, rendas em queda e juros altos, isso significa deixar de levar comida para mesa.

 

Com os preços dolarizados, a alta dos combustíveis e a desorganização das cadeias logísticas, a inflação no governo Bolsonaro é generalizada, refletindo na ponta do consumo, onde estão os supermercados e a população.

 

“A expectativa para o primeiro semestre deste ano é de instabilidade em muitos setores da economia, principalmente naqueles que são sensíveis aos preços internacionais das commodities. O processo de alta é generalizado”, diz a entidade em nota de divulgação.

 

A inflação oficial do país, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 10,54% em 12 meses e bate recorde a cada mês, enquanto o “remédio” proposto pelo governo é elevar a taxa básica de juros a 13%.

 

Segundo a Apas, outro fator que pesa na composição do preço são os custos de produção dos produtos alimentícios industrializados. “O custo nos serviços de logística, de matérias-primas e da energia elétrica tiveram elevação de 16,09% em março”, afirma o estudo. Um exemplo disso é o leite, que inflacionou 7,8% no índice de março e acumula alta de 10,13%.

 

As frutas, legumes e verduras, enquadrados na categoria de hortifrutis, tiveram inflação de 8,93% em março, com acumulado de 31,58% nos últimos 12 meses. O que assistimos no último período é a impossibilidade de a população consumir produtos em natura e ter uma alimentação saudável. No índice da Apas e Fipe, os preços de legumes e verduras apresentam aceleração assustadora de 18,75% e 13,77% em março, respectivamente.

 

“O setor agrícola vem sofrendo forte pressão inflacionária causada principalmente pelo aumento dos combustíveis e pelas dificuldades da importação de fertilizantes”, completa a nota.

Crédito: Agência Brasil
Fonte: Portal do jornal Hora do Povo

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco