O banco espanhol Santander deixou de apurar pelo menos seis reclamações contra o supervisor do setor de Call Center administrado pelo banco, localizado em São Paulo.
Entre os relatos mais frequentes, desde setembro de 2011, estão ofensas, humilhações em público e ameaças constantes de demissão ou rebaixamento de cargo. Além de exigência pelo cumprimento de metas abusivas, os trabalhadores são vigiados constantemente.
Ainda segundo relatos, as perseguições estão afetando a saúde dos funcionários. Em um dos casos, um integrante da equipe que estava em tratamento psiquiátrico piorou quando começou a ser perseguido. Em geral, os depoimentos revelam um clima de pânico, que resulta em crises de ansiedade.
A filial brasileira do Santander acumulou um lucro líquido de R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre de 2011. O resultado foi o melhor entre todos os países onde o banco atua.
Um levantamento do Procon de São Paulo colocou o Santander ao Eletropaulo como as empresas que menos se importam com as queixas dos consumidores. Ambos deixaram de atender a aproximadamente sete de cada 10 reclamações feitas em 2010.
Fonte: radioagencianp.com.br