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Pelo terceiro mês, Santander lidera ranking de queixas de clientes no BC

15 de maio de 2013

O Santander liderou em abril pelo terceiro mês o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes. Na lista aparecem, em seguida, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, HSBC e Bradesco, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central.

Não surpreende que o Santander continue liderando o ranking das queixas dos clientes, na medida em que o banco segue demitindo e cortando postos de trabalho, conforme aponta o balanço do primeiro trimestre.

Para sair dessa posição incômoda não adianta gastar milhões de reais em propaganda na TV nem patrocinar a Copa Libertadores e a Fórmula 1. O melhor caminho é negociar com o movimento sindical, que reivindica o fim das demissões e da rotatividade, mais contratações e melhoria das condições de trabalho. 

Maior nível de reclamações contra bancos em abril
O número de reclamações contra bancos no BC subiu pelo quarto mês consecutivo e fechou abril 20,7% acima do número de março. Foram constatadas 2.843 queixas procedentes no mês passado, a maior quantidade de queixas absolutas em um único mês em quatro anos.

As principais queixas referem-se a débitos não autorizados (498), seguidas por prestação de serviços de forma irregular em contas salário (360). Também foram computadas 328 reclamações por cobranças irregulares de serviços não contratados. 

O critério utilizado pelo BC é o número absoluto de queixas ponderado pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.

No mês passado, o Santander teve 758 reclamações procedentes. O banco tem 23 milhões de clientes protegidos pelo FGC, o que faz com que seu índice tenha sido de 3,28.

O BB, que aparece em segundo no ranking, ficou com índice de 1,62. Itaú Unibanco (1,31), HSBC (1,12) e Bradesco (0,98) completam o Top 5 das instituições que tiveram mais reclamações em abril.

Para calcular o índice, são levadas em conta somente as demandas procedentes – aquelas nas quais se constatou que o banco descumpriu normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. 

A autoridade supervisora chega a computar entre as queixas aquelas improcedentes, isto é, que não correspondem a descumprimento de normativos e outros tipos de reclamações, mas não as inclui no indicador.

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso é o que mais teve queixas em abril em relação ao número de clientes protegidos pelo FGC. É o terceiro mês consecutivo que a instituição encabeça a lista, que ainda tem BMG, J.Malucelli, Intermedium e Daycoval.

Sobre as administradoras de consórcio, o BC recebeu 28 reclamações em abril, ante 21 em março. A principal delas refere-se a liberação de crédito.

Nesta quarta-feira, BC e Ministério da Justiça divulgaram boletim com orientações aos consumidores sobre o funcionamento dos consórcios. Um dos alertas é em relação a eventuais ofertas de cotas de consórcio com garantia de contemplação imediata ou em prazo inferior ao da duração do grupo, já que o sorteio não tem ganhador predeterminado e, se o cotista apresentar um lance, ele pode ser superado por outro maior.

Fonte: Contraf com Valor Econômico

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