fbpx
Início Notícias Santander Pelo terceiro mês, Santander lidera ranking de queixas de clientes no BC
Santander

Pelo terceiro mês, Santander lidera ranking de queixas de clientes no BC

15 de maio de 2013

O Santander liderou em abril pelo terceiro mês o ranking de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes. Na lista aparecem, em seguida, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, HSBC e Bradesco, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Banco Central.

Não surpreende que o Santander continue liderando o ranking das queixas dos clientes, na medida em que o banco segue demitindo e cortando postos de trabalho, conforme aponta o balanço do primeiro trimestre.

Para sair dessa posição incômoda não adianta gastar milhões de reais em propaganda na TV nem patrocinar a Copa Libertadores e a Fórmula 1. O melhor caminho é negociar com o movimento sindical, que reivindica o fim das demissões e da rotatividade, mais contratações e melhoria das condições de trabalho. 

Maior nível de reclamações contra bancos em abril
O número de reclamações contra bancos no BC subiu pelo quarto mês consecutivo e fechou abril 20,7% acima do número de março. Foram constatadas 2.843 queixas procedentes no mês passado, a maior quantidade de queixas absolutas em um único mês em quatro anos.

As principais queixas referem-se a débitos não autorizados (498), seguidas por prestação de serviços de forma irregular em contas salário (360). Também foram computadas 328 reclamações por cobranças irregulares de serviços não contratados. 

O critério utilizado pelo BC é o número absoluto de queixas ponderado pelo número de clientes protegidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) multiplicado por 100.000. Com isso, chega-se a um índice.

No mês passado, o Santander teve 758 reclamações procedentes. O banco tem 23 milhões de clientes protegidos pelo FGC, o que faz com que seu índice tenha sido de 3,28.

O BB, que aparece em segundo no ranking, ficou com índice de 1,62. Itaú Unibanco (1,31), HSBC (1,12) e Bradesco (0,98) completam o Top 5 das instituições que tiveram mais reclamações em abril.

Para calcular o índice, são levadas em conta somente as demandas procedentes – aquelas nas quais se constatou que o banco descumpriu normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. 

A autoridade supervisora chega a computar entre as queixas aquelas improcedentes, isto é, que não correspondem a descumprimento de normativos e outros tipos de reclamações, mas não as inclui no indicador.

Entre os bancos com menos de um milhão de clientes, o Bonsucesso é o que mais teve queixas em abril em relação ao número de clientes protegidos pelo FGC. É o terceiro mês consecutivo que a instituição encabeça a lista, que ainda tem BMG, J.Malucelli, Intermedium e Daycoval.

Sobre as administradoras de consórcio, o BC recebeu 28 reclamações em abril, ante 21 em março. A principal delas refere-se a liberação de crédito.

Nesta quarta-feira, BC e Ministério da Justiça divulgaram boletim com orientações aos consumidores sobre o funcionamento dos consórcios. Um dos alertas é em relação a eventuais ofertas de cotas de consórcio com garantia de contemplação imediata ou em prazo inferior ao da duração do grupo, já que o sorteio não tem ganhador predeterminado e, se o cotista apresentar um lance, ele pode ser superado por outro maior.

Fonte: Contraf com Valor Econômico

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco