A INTERSINDICAL – Central da Classe Trabalhadora (da qual faz parte o Sindicato dos Bancários de Santos e Região), dezenas de entidades (MTST, MST, MPL, Periferia Ativa, Resistência Urbana e outras), reuniram cerca de cinco mil militantes em passeata na Av. Paulista, dia 01/04/2014, para relembrar a repressão aos trabalhadores pela Ditadura Civil Militar, que faz 50 anos desde o golpe de 1964. A passeata protestou contra a repressão da polícia e das instituições do governo estadual e federal, que perseguem os movimentos sindicais e sociais no Brasil.
Os militantes sindicais e sociais denunciaram também o projeto de lei 499/2013, que tipifica o crime de terrorismo no Brasil e cuja aprovação, tanto por governistas (liderados por Dilma) como pela oposição (liderada pelo PSDB), abrirá totalmente as portas não apenas para mais autoritarismo das forças de segurança, mas também para a perseguição política.
Em frente a FIESP, todos se sentaram e gritaram para lembrar sobre o apoio de grandes empresários, banqueiros e latifundiários tiveram para a imposição do golpe de 1964.
Seguindo adiante pela Paulista, onde fica o prédio do Banco do Brasil e o escritório da presidência da república em SP, teve a mística com as fotos de presos/desaparecidos da ditadura e as vítimas recentes – Amarildo, Cláudia – do aparato repressivo do estado, onde foi finalizado o ato.
Crédito: Foto: Fabiano Couto