Apesar de 28 de agosto ser comemorado o “Dia do Bancário” nada temos a comemorar senão arrancarmos a nossa parte do gigantesco bolo de lucro que proporcionamos aos cofres dos banqueiros.
Depois de um ano de muito trabalho e muita pressão por metas com assédio chegou a hora de lutar por nossos salários e direitos. Os bancos já estão publicando seus balanços. Como sempre, os lucros permanecem nas alturas.
Bancários e bancárias de todo o País estão colocando o bloco na rua para exigir reajuste salarial e melhores condições de trabalho. Queremos repor as perdas salariais acumuladas nos últimos anos, além de pôr fim às metas que estão tirando o sono e saúde dos bancários. Nesse ano é necessário lutar por um reajuste digno.
Foi por isso que nós, do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, ao lado a lado com bancários que integram a INTERSINDICAL e de outros estados e setores defendemos um reajuste salarial de 22% durante a Conferência Nacional dos Bancários, que definiu as reivindicações que foram entregues à Fenaban.
Infelizmente, a Conferência Nacional aprovou a proposta equivocada da maioria dos delegados de reivindicar apenas 10,25%, num quadro em que as instituições financeiras já abocanharam mais de 25 bilhões de lucros.
Entretanto e apesar disso, temos muitos motivos para construir uma grande campanha salarial, como a luta pelo piso salarial do Dieese de R$ 2.416,38, o fim das metas, Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todos os bancários. Auxílio-educação para graduação e pós-graduação. Auxílio-refeição e vale-alimentação, cada um igual ao salário mínimo nacional (R$ 622,00). Emprego: aumentar as contratações, acabar com a rotatividade, fim das terceirizações, aprovação da Convenção 158 da OIT (que inibe demissões imotivadas) e ampliação da inclusão bancária. Cumprimento da jornada de 6 horas para todos. Fim das metas e combate ao assédio moral para preservar a saúde dos bancários. Mais segurança nas agências e postos bancários. Previdência complementar para todos os trabalhadores.
Bancários e bancárias reflitam e participem com garra da Campanha Salarial 2012/13 por melhores salários, direitos e benefícios. Acompanhe os informativos e assembleias e junte-se às mobilizações!
Texto: Gustavo Mesquita
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região