Para preservar e avançar nos direitos, dos bancários, temos que estar mobilizados para a dura Campanha Salarial deste Ano Novo. Defender nas ruas a democracia é garantir o direito dos trabalhadores. Feliz Natal e próspero Ano Novo!
Em 2025 conquistamos a esperança, nos reencontramos nas ruas pela democracia e retomamos o protagonismo no combate às desigualdades. Mas como todos perceberam, grande parte do Congresso não quer dar paz aos trabalhadores e a população.
Para conquistar tempos de paz, solidariedade e humanismo temos que continuar na luta, em 2026 e sempre. Sabemos que a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio!
Que em 2026 possamos continuar a colher frutos com a justiça, garantir direitos, conquistar melhores condições de vida e trabalho.
Esperança para 2026
- Em novembro último: o governo federal sancionou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e reduz as alíquotas para salários até R$7.350. As novas regras já valem para 2026.
- O fim da escala 6 x 1 está em andamento, apesar da maioria do Congresso ser contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2025 foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, prevendo redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
- Nos quatro anos seguintes, a jornada de trabalho seria reduzida em uma hora por ano até chegar às 36 horas semanais. Limite de cinco dias por semana de trabalho. O governo federal já anunciou que apoia o Projeto. Na Câmara dos deputados existe a PEC 08/25, também contra a escala 6 x 1. Porém, precisamos pressionar os deputados e senadores para aprovar a Proposta.
- Com luta sindical, os bancários conquistaram a jornada de 5 dias semanais, por 6h diárias, ou seja, 36 horas, em 1962. Nesse contexto, os bancários afastam os ataques dos bancos para ampliar a jornada aos finais de semana.
- Outra emergência priorizada pelo Governo Federal é a luta contra o feminicídio, que se alastra pelo país.
Bancários mobilizados
“Para preservar e avançar nos direitos dos bancários, temos que estar mobilizados para a dura Campanha Salarial deste Ano Novo”, reflete Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. “Defender nas ruas a democracia é garantir o direito dos trabalhadores!” Afirma Eneida Kouri, secretaria de Finanças do Sindicato.
Para vencer os desafios
“Os trabalhadores precisam tomar as ruas, porque mostraram que unidos e mobilizados, viram o jogo a seu favor. Como foi realizado contra a PEC da “Blindagem” voltada aos interesses dos deputados”, finaliza Ricardo Saraiva Big, secretário geral do Sindicato e da coordenação nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
Feliz Natal e um Ano novo de prosperidade!
A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região deseja a todos e todas um Natal pleno de alegria e um Ano Novo de prosperidade. Sempre na luta!