Início Notícias Para manter nossos direitos precisamos de mobilização em 2026!
Notícias

Para manter nossos direitos precisamos de mobilização em 2026!

Fernando Diegues

19 de dezembro de 2025

Em 2025 conquistamos a esperança, nos reencontramos nas ruas pela democracia e retomamos o protagonismo no combate às desigualdades. Mas como todos perceberam, grande parte do Congresso não quer dar paz aos trabalhadores e a população.

Para conquistar tempos de paz, solidariedade e humanismo temos que continuar na luta, em 2026 e sempre. Sabemos que a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio!

Que em 2026 possamos continuar a colher frutos com a justiça, garantir direitos, conquistar melhores condições de vida e trabalho.

Esperança para 2026

  • Em novembro último: o governo federal sancionou o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês e reduz as alíquotas para salários até R$7.350. As novas regras já valem para 2026.
  • O fim da escala 6 x 1 está em andamento, apesar da maioria do Congresso ser contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148/2025 foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, prevendo redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
  • Nos quatro anos seguintes, a jornada de trabalho seria reduzida em uma hora por ano até chegar às 36 horas semanais. Limite de cinco dias por semana de trabalho. O governo federal já anunciou que apoia o Projeto. Na Câmara dos deputados existe a PEC 08/25, também contra a escala 6 x 1. Porém, precisamos pressionar os deputados e senadores para aprovar a Proposta.
  • Com luta sindical, os bancários conquistaram a jornada de 5 dias semanais, por 6h diárias, ou seja, 36 horas, em 1962. Nesse contexto, os bancários afastam os ataques dos bancos para ampliar a jornada aos finais de semana.
  • Outra emergência priorizada pelo Governo Federal é a luta contra o feminicídio, que se alastra pelo país.

Bancários mobilizados

“Para preservar e avançar nos direitos dos bancários, temos que estar mobilizados para a dura Campanha Salarial deste Ano Novo”, reflete Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. “Defender nas ruas a democracia é garantir o direito dos trabalhadores!” Afirma Eneida Kouri, secretaria de Finanças do Sindicato.

Para vencer os desafios

“Os trabalhadores precisam tomar as ruas, porque mostraram que unidos e mobilizados, viram o jogo a seu favor. Como foi realizado contra a PEC da “Blindagem” voltada aos interesses dos deputados”, finaliza Ricardo Saraiva Big, secretário geral do Sindicato e da coordenação nacional da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.

Feliz Natal e um Ano novo de prosperidade!

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região deseja a todos e todas um Natal pleno de alegria e um Ano Novo de prosperidade. Sempre na luta!

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

 Política de Privacidade

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco