fbpx
Início Notícias Pandemia altera cenário de negociações coletivas
Notícias

Pandemia altera cenário de negociações coletivas

19 de agosto de 2020

Atualmente, cerca de 300 mil bancários trabalham de forma remota. As empresas já sinalizaram que querem estender a modalidade. Como não há regra específica, muitos abusos já têm sido cometidos, como extrapolação de jornada e cobranças por metas. Regulamentar é mais do que necessário

A pandemia de Covid-19 provocou mudanças em diversos áreas, inclusive no mundo do trabalho. A crise alterou o contexto da negociações coletivas. Segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no primeiro semestre, a maioria das cláusulas negociadas envolvia o novo coronavírus.

 

>> Fenaban quer reduzir em até 48% a PLR

 

A maior parte dos acordos menciona a Medida Provisória 936, que virou a lei 14.020. Entre março, quando a pandemia começou, até junho, foram registrados 7.398 instrumentos coletivos no Sistema Mediador, base de dados do Ministério da Economia. Do total, 55% tiveram cláusulas relacionadas ao coronavírus.

 

Temas que envolvem a MP 936, como a redução de salário e jornada, além da suspensão temporária de contrato, e o home office, foram predominantes. A categoria bancária, por exemplo, que está em campanha salarial, defende a regulamentação do teletrabalho.

 

Ainda de acordo com o Dieese, a maior parte dos acordos com cláusulas sobre a Covid-19 foi negociada pelo setores dos serviços (43%) e da indústria (41%). Por outro lado, a MP 396 foi mais debatida nos instrumentos coletivos dos metalúrgicos, comerciários e trabalhadores nos transportes.

 

>> Não fique de fora das decisões! Atualize online seu cadastro no Sindicato

Fonte: SEEB Bahia – 18/08/2020

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco