Precarização

Pagamento do IHCD à União enfraquece a Caixa

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Pagamento do IHCD à União enfraquece a Caixa

Instrumento Híbrido de Capital e Dívida - Valor representado por diferentes tipos de títulos ou contratos, emitidos para captação de recursos, visando à capitalização de uma instituição financeira

A direção da Caixa, mais uma vez, enfraquece e descapitaliza o banco público. Foram devolvidos mais R$ 8,350 bilhões dos recursos tomados ao Tesouro Nacional por meio do IHCD (Instrumento Híbrido de Capital e Dívida). A medida penaliza a população, já que o banco perde a capacidade de novos empréstimos, em um momento de carência de renda e necessidade de financiamento a longo prazo.

 

Outra devolução feita pelo banco, com aval do ministro da Economia Paulo Guedes, ocorreu nos meados de 2019, no valor de R$ 3 bilhões. O prazo para o ressarcimento teria de ser definido por quem tomou o empréstimo, uma vez que os recursos, tomados entre 2007 e 2013, não tinham prazos de vencimento.

 

>> Siga o Sindicato no Twitter

 

O empréstimo que a Caixa tomou na IHCD possibilitou que o banco ampliasse a carteira de crédito durante a crise financeira, estendendo o papel como agente das políticas públicas dirigidas à população vulnerável economicamente. O recurso é direcionado para investimentos básicos como saneamento, habitação popular e até financiamento de material de construção.

 

Ao devolver os recursos do IHCD, as áreas sociais do país, como Minha Casa Minha Vida e Fies, ficam paralisadas, prejudicando a população de baixa renda. Sem contar que, para fazer o pagamento, a Caixa precisou vender seus ativos, beneficiando a iniciativa privada.

 

>> Cadastre-se no whats do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome

Fonte SEEB Bahia - 06/01/2020
Postado por Fabiano Couto em Notícias
Atualizado em: 07 de janeiro de 2020

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!