Senadores da oposição se reuniram virtualmente com dirigentes das centrais e confederações sindicais dos trabalhadores, ontem 3/5, para elaborar estratégias contra privatizações. Em pauta o papel dos bancos públicos, entre outras
Senadores da oposição receberam, por meio de um encontro virtual, representantes das centrais e confederações sindicais nesta segunda-feira (3) para debater como enfrentar as movimentações do governo Jair Bolsonaro no sentido de avançar na privatizações de estatais.
Um dos principais elementos levados pelas centrais aos senadores da oposição foi uma nota técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos sobre o papel das estatais na economia brasileira e, especialmente, o potencial do setor na recuperação do País após a pandemia.
Argumentos levados pelos sindicalistas aos parlamentares também incluíram exemplos internacionais, como o pacote anunciado pelo governo de Joe Biden nos EUA.
O grupo que dialogou debateu como a influência internacional pode ser aproveitada para modificar o debate público acerca do papel do Estado no desenvolvimento econômico.
O papel dos Bancos Públicos, especificamente, foi ressaltado, por conta da necessidade de crédito, fator fundamental para uma retomada efetiva do desenvolvimento.
Fonte: reconta aí
Escrito por: Rafael Tatemoto