Com profunda tristeza que a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região publica essa nota de pesar pelo falecimento neste domingo, 17 de julho de 2022, aos 62 anos, do companheiro, militante e assessor do Sindicato, Nivaldo José Alves. Ele faleceu em decorrência de complicações de um câncer na laringe.
Hoje a classe trabalhadora perde uma pessoa que dedicou sua vida às lutas em defesa e
conquista de direitos nos mais diferentes espaços de atuação. Desde jovem, na Zona Leste de São Paulo, iniciou sua militância na Juventude Operária Católica (JOC) e na Pastoral Operária.
Na década de 1980, começou a contribuir com apoio e formação na Oposição Sindical
Metalúrgica em São Paulo.
Ético, pautado pela coerência e seriedade, será lembrado como um militante de base,
contribuindo nos bastidores. Em sua trajetória Nivaldo atuou, em diversas cidades, como formador e assessor em associações de trabalhadores, sindicatos, partidos e movimentos populares.
Na década de 2000 ajudou na construção da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora. A partir de 2013, contribuiu com os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) de resgate da memória dos trabalhadores perseguidos, torturados e mortos durante a Ditatura Civil-Militar que assolou o País entre 1964 e 1985. Nivaldo é um exemplo para todos e todas que lutam por um mundo sem exploração e com vida digna.
O velório e cremação será realizado no dia 18/07, das 8h às 12h, em São Paulo.
Rua Caetano Pimentel do Vabo, 74 – Jardim Avelino – SP (em frente ao crematório da Vila Alpina).
Aos familiares e amigos nosso abraço fraterno e solidário.
NIVALDO JOSÉ ALVES PRESENTE SEMPRE!!
Élcio Martins da Quinta
Presidente
Ricardo Saraiva Big
Secretário Geral
Fonte: Imprensa SEEB Santos e Região
Escrito por: Gustavo Mesquita