Com profunda tristeza que a diretoria do Sindicato dos Bancários de Santos e Região publica essa nota de pesar pelo falecimento, neste sábado, 10 de outubro, aos 82 anos, da ex-prefeita de Santos, deputada e vereadora Telma de Souza. Ela estava internada na UTI do Hospital Monte Serrat, em Santos, desde a última quarta-feira (7), onde teve uma parada cardiorrespiratória, segundo informações do Instituto Telma de Souza.
Sua trajetória de vida e atuação política foram sempre marcadas pela defesa dos direitos da Classe Trabalhadora. Um exemplo emblemático de seu compromisso com as pessoas foi o enfrentamento do governo do então presidente Collor, quando era prefeita de Santos, na luta pela reintegração de mais de 5 mil trabalhadores estivadores que haviam sido demitidos. Telma encabeçou a mobilização que levou à paralisação total de Santos em fevereiro de 1991, forçando a reversão da demissão coletiva.
Telma também foi pioneira na luta antimanicomial, referência no enfrentamento ao HIV, na criação das policlínicas, na recuperação da balneabilidade das praias, entre muitos outros temas. Ela foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT). Além de prefeita, cujo mandato terminou com aprovação recorde de 97%, exerceu quatro mandatos de deputada federal, dois de deputada estadual e outros quatro de vereadora em Santos.
Seu legado seguirá presente em nossas vidas, e principalmente, nas lutas atuais e nas que virão!
Telma, PRESENTE!!!
Ricardo Luiz Lima Saraiva BIG
Secretário geral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região
Élcio Quinta
Presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região