fbpx
Início Notícias No Dia Mundial do Orgulho LGBT, Brasil realiza seu 1º casamento gay
Notícias

No Dia Mundial do Orgulho LGBT, Brasil realiza seu 1º casamento gay

29 de junho de 2011

União foi autorizada na segunda-feira pelo juiz da 2ª Vara da Família de Jacareí (SP)

Foi realizado nesta terça-feira (28), em Jacareí, no interior de São Paulo, o primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo no Brasil.

A união de Luiz André de Rezende Moresi, 37 anos, e José Sérgio Santos de Sousa, 29, havia sido autorizada na segunda-feira (27) pelo juiz da 2ª Vara da Família de Jacareí, Fernando Henrique Pinto, que se baseou na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu o direito à união estável entre pessoas do mesmo sexo. 

Eles haviam registrado a união estável no dia 17 de maio e, no dia 6 de junho, deram entrada no pedido de conversão em casamento civil. Com a decisão, o casal terá direito a certidão, adoção de sobrenome e mudança do estado civil de solteiros para casados.

“Seno mundo ainda vige forte preconceito contra tais pessoas e se as mesmas têm de passar por sofrimentos internos, familiares e sociais para se reconhecerem para elas próprias e publicamente como homossexuais – às vezes pagando com a própria vida -, parece que, se pudessem escolher, optariam pela conduta socialmente mais aceita e tida como normal”, diz o juiz em sua sentença, que se baseou no artigo 226 da Constituição Federal, que afirma que a família, base da sociedade, 
tem proteção especial do Estado.

O juiz baseou-se, ainda, em uma resolução aprovada pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), destinada a promover a igualdade dos seres humanos, sem distinção de orientação sexual.

Juntos há dez anos, Luiz e Sergio coordenam a ONG Revida, entidade de direitos humanos e cidadania LGBT, e organizam a Parada Gay do Vale do Paraíba. Para Luiz, a decisão “é fruto da luta de militantes do Brasil todo, que há anos buscam o reconhecimento de direitos”. 

Sergio destaca ainda o simbolismo das datas, lembrando que o casamento ocorreu no dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT. “O despacho sai no dia que comemoramos um ano da primeira Parada Gay da região e a certidão no Dia Mundial do Orgulho LGBT”, ressalta.

A decisão foi celebrada por militantes da causa gay. Em nota, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) parabenizou a decisão do juiz, que “contribui para uma sociedade democrática , fraterna e plural, onde todas e todos possam ter os mesmos direitos e deveres, sem discriminação e privilégios”.

Primeiro casamento Lésbico

Ainda neste terça-feira (28) um casal de mulheres transformou a união estável de 11 anos em casamento civil. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios reconheceu que as duas tinham direito à conversão da união reconhecida em casamento, com a “celeridade e singeleza procedimental”. O nome das mulheres e da juíza não foi divulgado, mas a decisão foi registrada com valor de sentença e tem efeitos imediatos.

Fonte: B

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons