Desigualdade

Negros têm mais dificuldade para encontrar emprego

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
Negros têm mais dificuldade para encontrar emprego

Trabalhadores negros enfrentam mais dificuldade de encontrar um emprego se comparados a trabalhadores brancos, mesmo quando possuem a mesma qualificação. Quando trabalham, recebem até 31% menos

Se comparados com trabalhadores brancos, trabalhadores negros enfrentam mais dificuldade de encontrar um emprego mesmo quando possuem a mesma qualificação. Além disso, a remuneração chega a ser até 31% menor que seus pares. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE. Segundo a pesquisa, a renda média domiciliar per capita dos pretos ou pardos foi de R$ 934 em 2018, metade do que era recebido pelos brancos, de R$ 1.846.

 

>> Fortaleça suas Lutas, Sindicalize-se!

 

De acordo com o último balanço demográfico do IBGE, aproximadamente 56% da população brasileira se identifica como negra ou parda. Em contrapartida, os dados levantados pelo Instituto Ethos divergem bastante dessa realidade: apenas 34% dos colaboradores das maiores empresas do país são negros, e esse número caí para menos de 10% quando consideramos funções de alta hierarquia.

 

>> Siga o Sindicato no twitter

 

Baixas remunerações e a discriminação no ambiente de trabalho também são obstáculos cotidianos para o profissional negro – e a situação é ainda pior para as mulheres negras.

 

>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome

Escrito por: Matheus Gaspar, Daniela Amorim e Vinicius Neder
Fonte Linkedin, UOL & Estadão Conteúdo
Postado por Fabiano Couto em Notícias
Atualizado em: 07 de novembro de 2019

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no WhatsApp
  • Compartilhar no Telegram
  • Compartilhar no Twitter
[Voltar ao topo]
X

Fale Conosco:

Você pode contar sempre, com o Sindicato, para isso estamos deixando, mais um canal de comunicação, com você. Envie informações, denúncias, ou algo que julgar necessário, para a Luta dos Bancários. Ou ligue para: 0800 771 1920

Atenção: Todas as denúncias feitas ao sindicato são mantidas em sigilo. Dos campos abaixo o único que é obrigatório é o email para que possamos entrar em contato com você. Caso, não queira colocar o seu email pessoal, você pode colocar um email fictício.

Aguarde, enviando contato!