Trabalhadores negros enfrentam mais dificuldade de encontrar um emprego se comparados a trabalhadores brancos, mesmo quando possuem a mesma qualificação. Quando trabalham, recebem até 31% menos
Se comparados com trabalhadores brancos, trabalhadores negros enfrentam mais dificuldade de encontrar um emprego mesmo quando possuem a mesma qualificação. Além disso, a remuneração chega a ser até 31% menor que seus pares. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE. Segundo a pesquisa, a renda média domiciliar per capita dos pretos ou pardos foi de R$ 934 em 2018, metade do que era recebido pelos brancos, de R$ 1.846.
>> Fortaleça suas Lutas, Sindicalize-se!
De acordo com o último balanço demográfico do IBGE, aproximadamente 56% da população brasileira se identifica como negra ou parda. Em contrapartida, os dados levantados pelo Instituto Ethos divergem bastante dessa realidade: apenas 34% dos colaboradores das maiores empresas do país são negros, e esse número caí para menos de 10% quando consideramos funções de alta hierarquia.
>> Siga o Sindicato no twitter
Baixas remunerações e a discriminação no ambiente de trabalho também são obstáculos cotidianos para o profissional negro – e a situação é ainda pior para as mulheres negras.
>> Cadastre-se no whatsapp do Sindicato: clique aqui (pelo celular) e informe banco onde trabalha e seu nome
Fonte: Linkedin, UOL & Estadão Conteúdo
Escrito por: Matheus Gaspar, Daniela Amorim e Vinicius Neder