Duas primeiras reuniões com a federação dos bancos, na Campanha Salarial 2016, tratarão das reivindicações em geral da categoria.
As duas primeiras negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban) estão marcadas para os dias 18 e 19 de agosto. Nelas, serão tratadas reivindicações em geral da pauta apresentada pelos trabalhadores no dia 9.
A pauta, aprovada pela 18ª Conferência Nacional dos Bancários, visa a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que reúne os direitos de todos os bancários do país. A data-base é 1º de setembro.
A consultoria Economatica avaliou 25 setores que envolvem 300 empresas de capital aberto, e desses, o setor bancário foi o mais lucrativo no primeiro trimestre do ano: 21 bancos alcançaram R$ 14,3 bilhões de lucro.
Específicas
Além da negociação com a Fenaban, foi marcada para dia 17 a primeira reunião entre representantes dos empregados e da direção da Caixa para a renovação do acordo aditivo à CCT. Nele, cuja data-base também é 1º de setembro, estão direitos adicionais específicos dos trabalhadores do banco público federal. As reivindicações também foram entregues no dia 9.
No Banco do Brasil, ainda não há confirmação de quando será a primeira negociação. A pauta específica foi entregue no dia 11. Assim como na Caixa, os trabalhadores também têm um acordo aditivo específico, com direitos adicionais, cuja data-base é no mesmo 1º de setembro.
Fonte: Com informações SEEB SP