fbpx
Início Notícias Na Saúde, ainda David Capistrano
Notícias

Na Saúde, ainda David Capistrano

7 de março de 2014

José Eduardo Guerra Jardim – Advogado

Em vista da assunção do médico sanitarista Arthur Chioro para Ministro da Saúde, o jornal A Tribuna de Santos publicou uma matéria recente, na qual relata os cargos ocupados por santistas no governo federal. Destaco, dentre estes, e com todo o respeito aos outros, os santistas que ocupam os cargos da Saúde: O futuro ministro Arthur Chioro e os atuais Coordenador Nacional de Saúde Mental e Diretor do Departamento de DST/AIDS Hepatite Virais, respectivamente, Roberto Tykanori Kinoshita e Fábio Mesquita.

Os três tiveram a oportunidade de participar da gestão da Secretaria de Saúde de Santos, comandada por David Capistrano (1989-1992), a qual implantou políticas pioneiras na saúde, que se tornaram referência nacional e internacional.
O futuro Ministro Arthur Chioro ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Especialidades, mas com a eleição do PT para a Prefeitura de São Vicente, ele se tornou se tornou Secretário de Saúde naquela cidade.    

Já o atual Coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori Kinoshita, comandou um processo revolucionário na saúde mental, com a intervenção na Casa de Saúde Anchieta, o que desenvolveu uma forma de tratamento antimanicomial para os pacientes com transtornos de saúde mental.

O diretor do Departamento de DST AIDS e Hepatite Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, desde o início da gestão Capistrano na saúde, esteve à frente do combate a AIDS e por pouco não foi preso junto com David, já prefeito, quando iniciaram o programa de distribuição de seringas descartáveis para usuários de drogas.

Além disso, naquele período, Santos foi a primeira cidade a distribuir o coquetel antiaids.

A nomeação de Arthur para ministro, bem como o trabalho dos atuais diretor e coordenador nacionais Fábio Mesquita e Roberto Tikanory Kinoshita, mostra a capacidade que aquela gestão teve de preparar quadros para darem continuidade ao trabalho desenvolvido naquele período, tanto nas esferas municipal, estadual e federal.

Cabe salientar que, antes destes sanitaristas que ocupam cargos no Governo Federal, o médico sanitarista Cláudio Maierovitch, Secretário Municipal de Saúde de Santos no período de David prefeito e também desta equipe inicial da SEHIG – Santos, foi Diretor – Presidente da ANVISA– Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Se este artigo apontasse os que foram secretários de saúde de município e que participaram do trabalho naquela gestão, teria de se fazer uma lista muito maior que o espaço utilizado neste artigo. 

Neste sentido, indico alguns municípios que contaram com profissionais de saúde formados por David e ocuparam o cargo de Secretário Municipal de Saúde: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, São Bernardo, Diadema, Jandira, Amparo, Chapecó e muitos outros que desconheço, mas que tiveram como secretários, profissionais formados naquela gestão.
Com o seu trabalho, o médico sanitarista David Capistrano fez política para além do seu tempo, e os companheiros que com ele conviveram se inspiraram e se inspiram na forma comprometida, na qual ele fazia gestão na Saúde Pública.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons