fbpx
Início Mulheres reivindicam autonomia, igualdade e direitos

Mulheres reivindicam autonomia, igualdade e direitos

9 de março de 2010

Bancárias e diretoras(es) do Sindicato participaram do ato denominado ?100 anos de 8 de março: Mulheres em Luta por Autonomia, Igualdade e Direitos?, no Centro de São Paulo. A manifestação foi convocada pela Intersindical e dezenas de organizações e movimentos populares.

As mulheres mostraram, com uma marcha pelas ruas do centro de São Paulo, que a luta por autonomia, igualdade e direitos segue atual e necessária. Portanto, reivindicam a divisão do trabalho doméstico, salário igual para trabalho igual, combate à violência doméstica, a reivindicação de creches para todas as crianças e a defesa da legalização do aborto na integralidade do Programa Nacional de Direitos Humanos (isto inclui a resolução sobre o aborto, que foi alterada pelo governo federal).

Reivindicam ainda a Lei Maria da Penha, que vem sofrendo inúmeros obstáculos para sua implementação e legitimação; do Pacto Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, que embora assinado pelo governo de São Paulo até hoje não teve recursos liberados; e do Estatuto da Igualdade Racial.

As feministas também denunciaram os efeitos da crise econômica na vida das mulheres, que foram as maiores vítimas do desemprego; a criminalização dos movimentos sociais; o acordo assinado entre o Brasil e o Vaticano, que viola a laicidade do Estado brasileiro; e o oligopólio da mídia, que invisibiliza as mulheres e suas lutas e desqualifica suas lideranças, estimulando a subalternidade e o preconceito. Houve ainda manifestações de solidariedade e envio de doações às mulheres do Haiti.

Compartilhe

Mais resultados...

Generic selectors
Apenas pesquisar exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors

Receba notícias de interesse da categoria!

Informação confiável é no Sindicato, cadastre-se para receber informações!

O SEEB Santos e Região foi fundado em 11/01/1933. As cidades da base são: Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga. O Sindicato é filiado à Intersindical e a Federação Sindical Mundial (FSM).

  ACESSAR EMAIL

Fale Conosco

2022 | Permitida a reprodução desde que citada a fonte.

Licença Creative Commons