Cerca de 1.500 mulheres integrantes do MST ouparam, nesta manhã (28), a Fazenda Cedro, pertencente à multinacional Veracel, no município de Eunápolis (BA).
“As trabalhadoras denunciam a ação do agronegócio no extremo sul da Bahia, com a produção da monocultura de eucaliptos praticada pela Veracel na região de maneira irregular, pois ocupa terras devolutas”, disse Lúcia Barbosa, integrante da coordenação nacional do MST.
Neste momento, as manifestantes, provenientes de assentamentos e acampamentos do Extremo Sul da Bahia, iniciam a plantação de feijão e milho.
A ação faz parte da jornada de mulheres do MST e da Via Campesina que, este ano, também denuncia o uso indiscriminado de agrotóxicos e a violência contra a mulher.
A Veracel Celulose é uma ‘joint venture’ de duas das maiores empresas do ramo de papel e celulose do mundo.
A transnacional possui cerca de 205 mil hectares de terras no Extremo Sul da Bahia, sendo cerca de 96 mil hectares de monocultura de eucalipto.
Essa fábrica de celulose tem produção de cerca de 900 mil toneladas, destinadas à exportação, sendo que metade dessa produção pertence à empresa Aracruz, uma das acionistas, e o restante à Veracel.
Fonte: m