O caso mais recente de demissão em massa ocorreu na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, com o desligamento de todos os funcionários do Mercantil, alguns destes com estabilidade provisória de emprego.
Para denunciar e exigir medidas imediatas do Mercantil do Brasil em relação à onda de demissões decorrente do processo de reestruturações, o Sindicato dos Bancários de BH e Região participou de reunião com representantes do banco nesta quinta-feira (3), na sede do Mercantil, em Belo Horizonte.
Na reunião, os trabalhadores trataram do processo de demissões que vem atingindo inclusive trabalhadores com estabilidade provisória. O caso mais recente de demissão em massa ocorreu na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, com o desligamento de grande número de funcionários do Mercantil. Na cidade catarinense, os trabalhadores foram surpreendidos com o fechamento da unidade bancária e o desligamento sumário de pais e mães de família, muitos deles detentores de estabilidade provisória de emprego.
O processo de reestruturação nacional do Mercantil do Brasil vem penalizando os bancários e também a organização dos trabalhadores, com a demissão de diversos dirigentes sindicais.
Com essa postura, o banco demonstra total falta de sensibilidade. O Mercantil demitiu, inesperadamente, todos os trabalhadores da unidade bancária, inclusive aqueles detentores de estabilidade provisória, como funcionários lesionados e dirigentes sindicais. O movimento sindical já recorreu à Fenaban exigindo reparação imediata das demissões.
Durante a reunião, os representantes dos trabalhadores repudiaram a truculência e prepotência do Mercantil do Brasil, exigindo o fim das demissões em massa e do processo de reestruturação que tem trazido grande ansiedade e aos funcionários.
Diante dos questionamentos, o banco, acuado, ficou de dar uma resposta urgente ao pleito dos trabalhadores sobre o processo de reestruturação e as demissões sumárias.
Atenção Bancários BMB
Para fortalecer essas e as demais atuações, em defesa da categoria, é importante que os bancários se sindicalizem. A ficha de sindicalização pode ser acessada pelo site ou com os diretores do Sindicato.
Acompanhe as novidades da categoria bancária curtindo nossa página no facebook e se cadastrando no whatsapp do Sindicato.
Crédito: Fernando Diegues
Fonte: Seeb BH