Em reunião com a Fenaban, movimento sindical reivindicou, entre outros pontos, licença-paternidade de 20 dias
Foram retomadas as negociações da mesa temática de igualdade de oportunidades com a federação dos bancos (Fenaban), na terça-feira, 23 . O movimento sindical apresentou como reivindicações: licença-paternidade de 20 dias; acompanhamento do Programa de Valorização da Diversidade da Febraban, com ênfase nas ações de equiparação salarial entre homens e mulheres, contratação de negros e negras, inclusão e promoção de pessoas com deficiência e respeito à diversidade; além do combate ao assédio sexual.
Licença-paternidade
Foi apresentada para a Fenaban a reivindicação de licença-paternidade de 20 dias como um avanço da sociedade na promoção da igualdade entre gêneros. Apesar de esse não ser um tema novo na mesa, a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância foi motivo para a retomada do debate.
Promoção da igualdade
Na mesa, dirigentes cobraram a criação de uma metodologia para o acompanhamento das ações para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades nos bancos. A representação dos trabalhadores quer acompanhar e fiscalizar as ações em andamento para solucionar as distorções salariais entre homens e mulheres; promover a inclusão e promoção de mais negros e negras; o devido cumprimento da cota de pessoas com deficiência nas instituições, além de criar condições para que cresçam na carreira.
Assédio sexual
Por fim, os representantes dos bancários cobraram da Fenaban ações efetivas para o combate ao assédio sexual nas instituições. Em consulta realizada em 2015, 12% dos trabalhadores afirmaram que o tema deveria ser prioridade na Campanha Nacional. Em 2014, apenas 1% dos que responderam à consulta entendiam a questão como prioritária.
Fenaban
Os representantes dos bancos afirmaram que vão aguardar a sanção presidencial da licença-paternidade de 20 dias para responder à reivindicação dos bancários. A Fenaban informou ainda que apresentará as ações implementadas pelos bancos para a promoção da diversidade na reunião da mesa marcada para 3 de maio.
Fonte: Com informações da Seeb SP