Bancos fecham agências e deixam a população, comerciantes e a economia do Brasil na mão
Desde 2019, os bancos fecharam 3.216 agências bancárias.
A redução do número de agências é acompanhada também da eliminação de postos de trabalho. Em 12 meses, o setor bancário eliminou 3.325 postos de trabalho.
Mais contratações e o não fechamento de agências são duas das principais reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2024. “É prejudicial à categoria bancária, à economia local e do país, aos comerciantes regionais e à população”, afirma Elcio Quinta, presidente do Sindicato dos Bancários de Santos e Região e bancário do Itaú.
18 milhões de brasileiros sem atendimento bancário
Apenas 55,5% dos 5.565 municípios brasileiros possuem cobertura de agências bancárias. Com isto, 2.476 municípios, ou 44,5% do total, não contam com este serviço. Esta realidade deixa 18 milhões de brasileiros sem atendimento bancário em suas cidades. Os dados são do Banco Central do Brasil e foram compilados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Apenas os cinco maiores bancos lucraram R$ 108,6 bilhões, em 2023. Lembrando que são concessões públicas e tem o dever de atender toda a população.