O Ministério Público do Trabalho (MPT) promove nesta quarta-feira (9), às 14h, nova audiência de mediação entre o movimento sindical e o Santander, em Brasília. Estará em discussão o processo de demissões em massa ocorrido na véspera do Natal e a política de rotatividade do banco espanhol.
A primeira mediação no MPT, ocorreu no dia 12 de dezembro, que obrigou o banco a entregar uma lista de 1.280 desligamentos em dezembro em todo país. Esse número só não foi maior por causa das denúncias, dos protestos e das mobilizações das entidades sindicais, pois havia estimativas de que as dispensas chegariam até 5 mil.
A nova audiência foi convocada pela procuradora do MPT, Ana Cristina Tostes Ribeiro. Além da reintegração dos demitidos, será discutida uma política permanente de emprego no Santander, visando o fim das demissões imotivadas e da política de rotatividade, mais contratações e melhores condições de trabalho.
Na primeira audiência, o MPT requereu alguns dados mensais do Santander para o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2011 e 2012 (exceto dezembro), que foram enviados para o movimento sindical.
Pela primeira vez tivemos acesso aos números do banco, que foram analisados pelos técnicos do Dieese, comprovando a prática da rotatividade e que visa reduzir custos de pessoal para turbinar os lucros. Esta situação ocorre somente no Brasil.
Fonte: Contraf